Alguns leigos observam os
rituais e as disciplinas espirituais e não conseguem entender a lógica por trás
dos procedimentos, dos símbolos e materiais utilizados e da escolha do momento
ideal de agir. Para algumas pessoas tudo parece aleatório com se fosse fruto de
um capricho do sacerdote ou da tradição e, então, caem na armadilha intelectual
de que tudo seria “simbólico” e que o importante seria uma questão de “pensamento
positivo”.
Bem, basta refletir sobre a
realidade do mundo e veremos que o tal pensamento positivo demonstra não
funcionar para a maioria das pessoas que apesar de acreditarem nas suas metas, desejarem
ardentemente alcançá-las e perseverarem em seus objetivos ...... conseguem pouquíssimos
ou até mesmo nenhum resultado. Vemos então que não basta acreditar ou ter fé, é
importante agir de forma adequada para colher os frutos planejados. Quem
plantar uma mangueira não colherá morangos e se esta mesma mangueira for
plantada num lugar de clima frio ou inadequado até mesmo as mangas não serão
colhidas ......
É sensato pensarmos que a ação
adequada (para atingir uma meta) é aquela sintonizada com o objetivo a ser
alcançado da mesma forma que um resultado especifico é obtido pela operação
matemática que lhe corresponde. Nos Tantras as quatro metas de uma encarnação
num corpo humano são chamadas de Purusharthas. Estes são a realização de
Dharma, de Artha, de Kama e, ao final, de Moksha, ou seja, alcançar a Libertação
Final. Os rituais são as ações
adequadas para alcançar os três primeiros objetivos e preparar o caminho para o
consecução da Libertação Final. As Pujas, recitações de Mantras, cerimônias de
fogo, Samskaras e outros ritos são matematicamente harmoniosos e simbólicamente
significativos para o alcance dos resultados desejados.
Esta harmonia matemática, esta
precisão, é recomendada sempre que se lida com forças reais mesmo que estas
sejam muito sutis ou até mesmo diretamente imperceptíveis (Adrshya) como é o
caso da Força Espiritual (Shakti). O efeito de uma ação ritual não é
diretamente perceptível – se fizermos um ritual para a prosperidade não cairá
dinheiro do céu sobre nossas cabeças – este efeito é observável apenas pelos
seus resultados. Estes resultados se manifestam através dos canais e processos
materiais conhecidos e muitos vezes são chamados de “sorte”. O leigo vê ali “magia”
ou um “milagre” mas o iniciado sabe que o efeito obtido está em harmonia
com as ações rituais realizadas para atingi-lo. Por isso tudo foi feito com a
maior precisão possível em termos de ação (Kriyas), materiais (Dravyas),
momento adequado (Muhurta) e outros detalhes.
Segue abaixo um vídeo com
exemplos do uso de proporções matematicamente harmoniosas e os resultados
obtidos. A Divindade é Sat – Verdadeira, Chit – Plena de Consciência e Percepção,
e Ananda – Agradável, ou seja, esteticamente harmoniosa. Os objetos sagrados são
aqueles que possuem Sattva Guna, ou seja, são capazes de perpetuar a sua exata
proporção indefinidamente. Matematicamente precisos.
Que Mãe
Kali nos abençoe.
5 comentários:
Gosto muito de seu blog. Obrigada por sempre partilhar conteúdo de qualidade
Como encontrar um mestre espiritual tradicional? Busco há tantos anos...
O máximo que tive contato foi com mestres new age, longe de qualquer tradição devidamente fundamentada. O senhor teria alguma dica?
Há vários orientadores focados em suas tradições e que já estão realizando suas obras. No outro lado desta mesma moeda o devoto deve ter clareza do que procura e a benção de reconhecer a grama quando pisa sobre ela. Vide o texto "Poder de Consagração" ( http://www.kaulatantra.com.br/2017/03/o-poder-de-consagracao.html ). Todo Guru é apenas um aspecto do Senhor Shiva, recite um Mantra dele e peça para reconhecer o que você procura quando o encontrar. Jaya Maa.
Estou acompanhando o conteúdo! E não consigo parar de me maravilhar com beleza do kaula dharma
Namaste Thgiago, grato por sua apreciação. Jaya Ma.
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