quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Shri Vinayaki

Shri Vinayaki, 

revelada ao centro da Mandala de todas as Deidades Auspiciosas.





Entre as disciplinas espirituais do Tantra há uma particularmente interessante por suas características – ela é praticada tanto por devotos da Mãe Divina em suas Pujas como por Sadhakas iniciados nas suas práticas reservadas, de forma distinta porém obedecendo ao mesmo conceito. Nela percebemos o caráter não-sectário dos Tantras e sua missão de proporcionar Bhukti (Bem Estar no mundo) e Mukti (Liberação Final) aos seus adeptos.

A prática da “Mandala de Todas as Deidades Auspiciosas” (Sarvato BhadraDevata Mandalam) é feita através de uma representação geométrica, ou seja, de um Yantra, onde 57 princípios cósmicos são relembrados, apreciados e reverenciados através de Mantras que nos sintonizam com aqueles principios. O uso de Yantras é muito comum entre as disciplinas espirituais. Neles cada um dos ângulos, das direções e das posições é residência de um aspecto especifico da Divindade que é revelado numa sequencia própria até chegar ao ponto mais profundo onde o Paradigma Central (Devata) ou a Força espiritual (ParaShakti) do Yantra são revelados.

No caso especifico deste Yantra onde o pavilhão de Deidades Auspiciosas (Sarvato BhadraDevata Mandalam) é adorado quem se revela é Shri Vinayaki, a Shakti, ou seja, a Força Espiritual do Senhor Ganesha. Ela é Aquela que garante o sucesso em todos os empreendimentos através da correta conduta (Vinaya). Este tema é recorrente na devoção à Mãe Divina (Shakta Upasana) e aparece também na adoração às Nove Durgas (Nava Durga) que se iniciam com ShailaPutri, o Alicerce bem-estabelecido, e terminam com SiddhiDhatri, Aquela que garante o Sucesso. Lembremos também que o homem santo, o Sadhu, é aquele que foi bem-sucedido em seus esforços para alcançar a Divindade.

Segue link com um pequeno vídeo devocional baseado em Shri Vinayaki. Que ela abençoe todos aqueles que se esforçam em busca da iniciação à adoração à Mãe Divina. Jaya Maa !


Nenhum comentário: