terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Modakas para Shri Ganesha





O Senhor Ganesha é a Aquele que confere opulência á cada um de nossos atos. Sua cabeça de elefante branco representa os mais altos ideais. Suas mãos superiores que carregam um laço e um aguilhão representam os nossos apegos e as nossas aversões e o consequente controle consciente sobre estas tendências.

Seu festival, chamado de Ganesha Chaturthi é uma Naimittika Puja, ou seja, uma celebração, uma Puja, feita fora dos padrões rotineiros. Nos Tantras reconhecemois três tipos distintos de Puja: 01.Nitya Puja, ou seja, uma Puja de rotina. 02. Naimittika Puja feita nos festivais e 3. Kamya Puja, aquela realizada para fomentar condições propricias à nossa realização como seres humanos. 
 
O que transforma uma data qualquer em uma data de festival é a nossa conexão, o nosso alinhamento com os motivos daquela celebração. Imaginemos um exemplo, a data da celebração das Bodas de Prata (25 anos de casamento) do senhor e senhora Albuquerque só são significativos para eles e suas famílias. Entretanto ao convidar seus amigos para festejar e realizar os preparativos para tal ocasião aquela data assume um novo significado, torna-se um exemplo da perseverança e amor presentes num relacionamento estável. Todos os envolvidos nesta ocasião festiva partilham então os mesmos valores e um mesmo ideal - celebrar a beleza do amor estável.
 
É o nosso poder espiritual de consagração que transforma momentos, pessoas ou objetos comuns em representações especiais. O festival só acontece para aqueles que agem e tornam aquele dia um dia diferente; um Guru só está presente para aqueles que consagraram um homem ou mulher comuns como representantes de Shiva e Shakti; uma estátua só deixa de ser um mero objeto de decoração e torna-se uma Murti (materialização da Divindade) entre aqueles que dedicaram a ela seu carinho especial através dos preparativos e ritos prescritos.

As Modakas são o doce favorito de Ganesha e são tradicionalmente preparadas para Ele em todos os Chaturthi (quarto dia da quinzena lunar dos meses Védicos) e principalmente no seu festival anual que acontece no quarto dia do mês Védico de Bhadrapada que em 2020 será no dia 22 de Agosto.

Esta é uma receita especial criada por Shree Maa, a Mãe Santa responsável pelo Templo Devi Mandir da Califórnia. 

Ingredientes:
Duas xicaras de ricota
Uma colher de sopa de ghee
Açúcar mascavo
Leite em pó
Côco ralado

Instruções
1.      Derreta um pouco de ghee numa panela não-aderente.
2.      Acrescente a ricota e cozinhe em fogo baixo.
3.      Acrescente o açúcar mascavo (quatro colheres de sopa) e o leite em pó e continue à cozinhar em fogo brando. A mistura se tornará semi-sólida porém não dura.
4.      Tire do fogo e deixe esfriar por alguns minutos.
5.      Em outra panela, frite o côco ralado e o açúcar mascavo.
6.      Coloque um pouco de ghee nas palmas das mãos e então faça pequenos círculos com a camada externa (de côco e açúcar mascavo).
7.      Coloque o recheio interno de ricota e faça bolinhas no formato de Modakas (tipo pequenos bombons).

Ofereça em frente à uma representação de Ganesha que pode ser um poster ou uma pequena estatueta. O ideal é que estas representações tenham sido préviamente consagradas. Acenda uma lamparina de ghee ou óleo de coco (se não for possivel use uma vela comum) e queime um pouco de incenso que pode ser aqueles de vareta de incenso. Recite, então, o Mantra de Ganesha:
"Om Gaṇapataye Namaḥ" (ॐ गणपतये नमः). Que significa: "Saudações ao Senhor Ganesha".





2 comentários:

Unknown disse...

Pensei que ladus fossem os doces favoritos de Lord Ganesha ou modakas é o mesmo doce?

Rudrananda Saraswati disse...

A palavra "Modaka" vem do Sânscrito e significa "um doce de forma redonda". O termo tem uma aplicação genérica para doces em geral. "Ladu" (लड्डु - laḍḍu) é o nome dado à doces feitos com farinha de grãos como grão-de-bico e outros.