O que festeja-se no Holi ?
Em certa época os céus eram atormentados por um Asura chamado Tarakasura (aquele que se manifesta entre as estrelas). O Senhor Indra, responsável pela segurança e bem estar dos Devas, informou-se sobre os poderes deste Asura e soube que ele só poderia ser destruído por alguém que fosse filho de Shiva e Shakti. Entretanto, na ocasião, este filho ainda não existia.
Indra então orientou KamaDeva, o Senhor que rege todas as paixões, à instalar um amor avassalador nos corações de Shiva e Shakti. O dia escolhido para faze-lo foi o Vasanta Panchami, o auspicioso quinto dia lunar que marca o inicio dos ritos e preparativos para a chegada da Primavera. KamaDeva foi primeiro à Shakti e, com suas flechas, a tornou ainda mais linda e encantadora aos olhos de Shiva. Isso feito foi ao encontro de Shiva e o encontrou em profunda meditação. Mesmo temeroso diante da imprudência de interromper a Sadhana de MahaDeva, o Senhor Kama atirou suas flechas.
Ao ser atingido Shiva abriu seus olhos e contemplou a beleza de Shakti mas logo percebeu que a interrupção de sua Sadhana era artifício de KamaDeva. Irado Shiva emanou Kala Agni, o terrível fogo da destruição final, sobre Kama e o reduziu imediatamente à pó.
Diante da perda de KamaDeva a Deusa Rati, sua esposa, ficou inconsolável e retirou-se para realizar austeridades espirituais (Tapasya) e trazê-lo de volta. Após 40 dias e noites de muitas disciplinas os méritos espirituais acumulados (Punya) por Rati ressoaram no coração do Senhor Shiva e ele decidiu trazer KamaDeva de volta. Porém agora KamaDeva não tinha mais um corpo físico e portanto passou à ser conhecido como “Ananga” (Aquele que não possui um corpo).
Felizes com o retorno de KamaDeva (a paixão) acompanhado de seu irmão Vasanta (a estação da Primavera) todos os seres festejaram usando pós coloridos e perfumados. As ruas, Templos e jardins se encheram de cores e um novo ciclo se iniciou. Shiva e Shakti realizaram suas núpcias e daí nasceu Kartikeya que destruiu Tarakasura mas essa já é uma outra narrativa .......
Nenhum comentário:
Postar um comentário