O MahaShivaRatri, ou seja, “a Grande
Noite de Shiva” é o maior festival anual dedicado ao Senhor Shiva. Há festivais
menores celebrados mensalmente, estes são conhecidos apenas como “ShivaRatri”. Todo
ShivaRatri acontece numa única noite que é a décima quarta noite (Chaturdashi)
da quinzena escura (Krishna Paksha) de cada mês lunar. Esta noite precede a
noite do Amavasya (Lua Negra, Lua Nova) que é o momento astrológico de conjunção
da Lua (Senhor Shiva) com o Sol (Shakti, a Deusa). Este momento do ciclo lunar
mensal é belamente narrado nas escrituras Pauranikas (Puranas) como o “casamento”
de Shiva e Parvati que naturalmente antecede a sua “união” da noite seguinte. O
MahaShivaRatri é celebrado no mês Védico de Magha.
O festival de MahaShivaRatri é
uma Naimittika Puja, ou seja, uma celebração, uma Puja, feita fora dos padrões
rotineiros. Esta outra é chamada de Nitya Puja, ou seja, uma Puja de rotina. O que
transforma uma data qualquer em uma data de festival é a nossa conexão, o nosso
alinhamento com os motivos daquela celebração da mesma forma que a data da
celebração das Bodas de Prata (25 anos de casamento) do senhor e senhora
Albuquerque só são significativos para as suas famílias e amigos. É o nosso
poder espiritual de consagração que torna momentos, pessoas ou objetos
especiais. O festival só acontece para aqueles que agem e tornam aquele dia um
dia diferente; um Guru só está presente para aqueles que consagraram um homem
ou mulher comuns como representantes de Shiva e Shakti; uma estátua só deixa de
ser um mero objeto de decoração e torna-se uma Murti (materialização da Divindade)
entre aqueles que dedicaram a ela seu carinho especial através dos ritos
prescritos.
A maneira mais simples de
festejar o MahaShivaRatri é recitar o Panchakshara Mantra (Mantra de cinco
silabas) do Senhor Shiva – NamaH Shivaya. Para aqueles devotos que já o fazem
diariamente há a opção de aumentar o numero de repetições ou realizar as Pujas
e Abhishekas que já sabem como fazer. O momento de um festival não é adequado
para “testar” a realização de uma Puja ou qualquer outro procedimento que já não
seja conhecido. Este aprendizado e familiarização devem ser feitos previamente
em momento oportuno e sob orientação adequada.
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