Namaste
amigos,
Seguem
abaixo sete perguntas e respostas que esclarecem um pouco do trabalho do Templo
de Kali e visam orientar aqueles que buscam tomar abrigo espiritual
nesta família. Ao final deste texto há links para as referencias escriturais,
em Sânscrito e Português, ligadas à iniciação Tântrica
Quaisquer
outras duvidas é só perguntar em ruderananda@kaulatantra.org
. Todos bem-vindos.
1. Tenho
devoção à Mãe Kali mas não há um Templo em minha região. O que fazer ?
Esta duvida
é bastante comum e reflete um pensamento baseado em conceitos Ocidentais de
relacionamento com a Divindade. Vamos entender um pouco melhor o que é o Dharma
Tântrico para, então, refletir sobre a eventual necessidade de Templos.
Um
Tântrico não é aquele que tem uma “fé”, na verdade o Guru não pede que o adepto
“acredite” em nada. O trabalho do Guru é transmitir a Força Espiritual da
tradição (ShaktiPata) e orientar as disciplinas espirituais que purificam a mente e farão o
adepto vivenciar as realidades de um plano sutil. Esta vivência pessoal,
baseada em resultados, é que forma a base das crenças de cada adepto.
चित्ते शुद्धे महेशानि ब्रह्मज्ञानं प्रजयते ।
citte śuddhe maheśāni brahmajñānaṁ
prajayate |
“Ó Grande Senhora, na consciência (Citta) pura o conhecimento
de Brahman se entroniza”.
MahaNirvana Tantra VII, verso 94
Podemos, portanto, perceber que para ser um Tantrico não é
necessário ter um Templo próximo pois a maioria das disciplinas espirituais (das
Sadhanas) que visam purificar a mente podem ser realizadas em casa. O que é
absolutamente necessário é consagrar um Guru vivo em seu coração para, então,
receber os Mantras que constituirão a sua Sadhana.
2. No que consiste exatamente esta Sadhana Tantrica ?
A Sadhana envolve vários elementos que também visam
harmonizar a vida do Sadhaka (Dharma), garantir-lhe boa sorte (Artha) e a
satisfação de seus anseios legitimos (Kama). Na medida em que o adepto torna-se
capaz de estabelecer uma rotina que permita lidar com intensas e poderosas
Forças Espirituais mais elementos são adicionados para que ele se estabeleça no
caminho espiritual de NiVrtti.
Os principais procedimentos entre os Sdahakas que receberam o Mantra de Kali (que é a primeira iniciação) são: a recitação de Mantras (Japa), técnicas de visualização (Dhyanam), rito de gratidão (Puja), cerimonias de fogo (Homa e Havana).
Poderíamos definir que há dois “momentos” cruciais na jornada de cada alma através de suas encarnações:
a. o momento de PraVrtti quando a alma busca alcançar o
dominio do plano material e envolve-se cada vez mais no Samsara, ou seja, no
ciclo de reencarnações sucessivas. Este é um “caminho de descida”.
b. o momento de NiVrtti quando a alma começa a se desapegar
das coisas materiais e passa à buscar Moksha – a Liberação Final, ou seja, o
retorno à um estado de absoluta união com a Divindade. Este é um “caminho de
ascensão”.
Os interessados que vivem em PraVrtti nesta encarnação recebem o Mantra de Kali para ser protegidos em sua jornada e conquistar seus objetivos. Aqueles que buscam a Libertação Final (Moksha) recebem a iniciação ao Kaula Dharma onde mais Mantras são transmitidos e outras disciplinas Tantricas são orientadas.
Há uma página publica de nossa familia espiritual no FaceBook:
www.facebook.com/Templo-de-Kali-127879430608315
Há um grupo fechado que funciona como uma "antessala" para que aqueles que desejam receber o Mantra de Kali, este grupo é o Ardha Mandapa que nas tradições Indianas correponde ao Vestibulum dos Templos Gregos e Romanos.
https://www.facebook.com/groups/627303574392537/about/
Pela misericórdia do Senhor Shiva os Tantras apresentam estágios
sucessivos para atender as almas em distintos momentos de sua jornada.
Estes
estágios sucessivos são: Vedikachara > Vaishnavachara > Shaivachara > Dakshinachara > Vamachara > Siddhantachara > Kaulachara.
Vide
Kularnava Tantra II, versos 7 e 8.
3. As Sadhanas Tantricas no caminho de NiVrtti estão
associadas à ascensão de Kundalini ?
Sim. A manifestação no mundo está ligada à um processo de “descida”
e densificação das energias divinas. O elemento Akasha dá origem ao elemento
Vayu (Ar) que, por sua vez, dá origem ao elemento Agni (Fogo) e aos elementos
Apas (Agua) e Prthivi (Terra) sucessivamente.
Já na ascensão de Kundalini estes
elementos são reabsorvidos naquele que os precedeu. Prthivi (Terra) é
dissolvida em Apas (Agua) e assim sucessivamente. Por ser um processo de
dissolução e destruição a ascensão de Kundalini é chamada de Laya Yoga (o Yoga
da Dissolução).
Para lidar com estas energias destrutivas que caracterizam o próprio processo de ascenção de Kundalini o adepto recebe a iniciação ao Kaula Dharma.
4. Há perigos neste processo de ascensão de Kundalini ?
Quando bem orientado e bem disciplinado o adepto Tantrico não
corre risco algum. Uma pessoa pode “surtar” durante o processo de ascensão e
estabelecimento de Kundalini nos Chakras mais elevados quando não foi
devidamente orientada e está iludida por falsas perspectivas e fantasias fora
da realidade.
Os Tantras propõem um Dharma absolutamente lógico e bem
estabelecido, não há justificativa ali para fantasiar ou tentar subverter a
realidade do mundo aos nossos caprichos. Podemos, por exemplo, sem exageros, tentar
comentar o processo de ascensão de Kundalini numa analogia às três primeiras
leis de Newton.
Primeira lei – Inércia: “Quando as forças atuantes em um corpo se
anulam, ele permanecerá em repouso...”, ou seja, enquanto os “sopros vitais”
Prana e Apana estiverem em equilíbrio Kundalini manterá seu repouso no
Muladhara Chakra. A ascensão inicia-se quando um desequilíbrio temporário é
criado.
Segunda lei
– Força Resultante: “A força resultante que atua sobre um
corpo é proporcional ....”, ou seja, a intensidade e velocidade da ascensão de
Kundalini serão proporcionais à ShaktiPat e Sadhanas aplicadas para iniciar seu
movimento. Há um jogo de forças sutis que deve ser levado em consideração
durante todo este processo.
Terceira lei – Ação e Reação: “Para toda ação (força) sobre um objeto existirá
uma reação (força) de mesmo valor e direção, mas com sentido oposto”, ou seja, no
processo de ascensão há obstáculos que criam uma “espécie de atrito”. Como
sabemos o atrito gera calor. A palavra “Tapasya” em Sânscrito está relacionada à
todas as disciplinas espirituais porém lembremos que seu significado original é
“aquilo que é resultado do calor gerado”. “Tapas” é calor ... Entendemos que a
ascensão de Kundalini é uma das mais elevadas expressões de Tapasya.
5. Já sabemos que a Sadhana envolve o trabalho com energias (Shaktis)
que são reais e atuantes. Há também um trabalho sobre o aspecto psicológico e
humano do adepto ?
Sim. Desde os princípios estabelecidos no Samkhya e no Yoga Darshanas e
reafirmados na Bhagavad Gita sabemos que as atividades da mente (Manas) são
influenciadas por vários aspectos físicos como alimentação, rotina, ações e
etc. Os Tantras trabalham sobre a mente humana não apenas através de reflexões
filosóficas ou dialéticas mas através de todo o seu ser – sua “fala”, suas
atitudes, suas percepções sensoriais e, principalmente, suas ações.
No campo da “fala” o adepto é ensinado à perceber os três principais níveis
de comunicação (“Fala”) – Pashyanti, Madhyama e Vaikhari, ou seja, através de
uma “ressonância inarticulada”, através de uma “ressonância articulada” e através
de uma vibração audível, respectivamente. Além destes há a comunicação em Para
que é realizada em um plano puramente Divino.
No campo das atitudes o adepto deve superar os obstáculos do Muladhara
Chakra para preparar-se para o processo de ascensão de Kundalini. Este Chakra é
guardado pelo Senhor Ganesha cujo nome significa “O Senhor daquilo que pode ser
contado”, ou seja, o “Senhor das categorias ou classes”. O termo “Gana” vêm da
raiz Gan/गण् (verbo GaN/GaNavati) que significa contar,
atribuir valor. Superar este primeiro obstáculo traz como desafio deixar de ver
à Si-mesmo como uma categoria ou membro de uma classe para entender-se como um
individuo – único.
Vide Kularnava Tantra XII, versos 90 e 91.
No campo das ações o adepto desenvolve a percepção da importância das ações
rotineiras (Nitya Sadhana) e das ações sazonais (Naimittika Sadhanas). A ascenção
de Kundalini, assim como todo processo dinâmico, necessita de uma base estática
para garantir estabilidade à força gerada. Há dois "momentos" necessários ao progresso. Estes dois momentos, estas duas importantes vias de ação,
foram descritas em outros sistemas como “Solve et Coagula”, “Amor e Vontade”
etc ...
6. O Guru é essencial nos Tantras como identificar um Guru fidedigno ?
O Kularnavana Tantra em seu capitulo XIV, versos 25 e 26 afirma:
“O interessado deveria tornar-se um Shishya (discípulo/aluno) apenas após
perceber o conhecimento e expertise do Guru em Japa (recitação de Mantras),
Stotra (recitação de hinos rituais), Dhyanam (técnicas de meditação), Homa
(realização de cerimônias de fogo), Puja (realização de rituais) e outros. Depois
de reconhecer a capacidade de transmissão
de conhecimento, a perfeição na ciência dos Mantras e a habilidade de gerar
impacto espiritual (Vedha) o interessado pode tornar-se um discípulo/aluno”.
7. Quais são os diferentes tipos de Guru ?
प्रेरकः सूचकश्चैव वचकी दर्शकस्तथा ।
शिक्षको बोधकश्चैव षडेते गुरुवः स्मृताः ॥
prerakaḥ sūcakaścaiva vacakī darśakastathā |
śikṣako bodhakaścaiva ṣaḍete
guruvaḥ smṛtāḥ ||
“Os Gurus são de seis tipos: Preraka, Suchaka, Vachaka,
Darshaka, Shikshaka e Bodhaka”.
Kularnava Tantra XIII, verso 128
Preraka é o Guru que incita o aluno à ação adequada.
Suchaka é o Guru que aponta qual é a ação adequada.
Vachaka é o Guru que menciona qual é a ação adequada.
Darshaka é o Guru que demonstra qual é a ação adequada.
Shikshaka é o Guru que orienta e explica a realização da ação
adequada.
Bodhaka é o Guru que transmite o fundamento da ação adequada.
Ou seja, o Guru pode orientar seus alunos de seis maneiras
diferentes de acordo com o perfil do aluno e do momento vivido. Há aqueles que preferem uma metodologia e aqueles que preferem
outras. O mais importante é entender que o Guru não é o homem através do qual
Shiva se manifesta como orientador da mesma forma que a Divindade não é a estátua
através da qual Ela é representada. Nem tampouco os Mantras são apenas um
conjunto de sílabas ...... Manter este tipo de pensamento impede o progresso na
via Tantrica.
Jaya Ma.
Por favor visite também os textos com referencias escriturais sobre as
iniciações Tântricas:
Texto 2: http://www.kaulatantra.com.br/2013/03/iniciacao-tantrica-parte-2.html
Conheça um pouco mais através de nosso canal no YouTube:
Um canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/TemplodeKali
Há uma página publica de nossa familia espiritual no FaceBook:
www.facebook.com/Templo-de-Kali-127879430608315
Há um grupo fechado que funciona como uma "antessala" para que aqueles que desejam receber o Mantra de Kali, este grupo é o Ardha Mandapa que nas tradições Indianas correponde ao Vestibulum dos Templos Gregos e Romanos.
https://www.facebook.com/groups/627303574392537/about/
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