Aspectos Gerais:
Os Adityas responsáveis por esta estação, Sharat (outono), são:
Vivasvat – seu nome significa aquele que brilha ou resplandece. Ele representa os costumes ancestrais que moldam as culturas e sociedades e lhes garante uma perspectiva significativa. Ele também representa os direitos e a moralidade.
Vishnu – no texto sagrado do Rig Veda, Vishnu é mencionado como um dos Adityas e representa ”aquilo que permeia”, que “está em todos os lugares”. Ele também é um personificação do conhecimento.
Sob esta regência o momento é propicio parabuscar conhecimento e aprimoramento em nossas carreiras, relações familiares e interação com a comunidade.
Durante o periodo Védico os Adityas são a personificação dos conceitos morais e éticos, nascidos da Grande Deusa Aditi. Eles são 12 ao todo, sempre em pares, um rege a inter-relação entre os homens e o outro rege a relação entre os homens e as formas da Divindade. Eles nos sugerem as virtudes que deveríamos cultivar no período. Num periodo tardio estes adityas passaram à ser identificados como formas do Deus Sol, Surya Deva.
Duvidas ? entre em contato com o Rudra - rudrananda@kaulatantra.org
Para o seu bem-estar e prosperidade:
विष्णुः शिवोगणेशोर्कोदुर्गा पञ्चैवदेवताः ।
आराध्याः सिद्धिकामेन तत्तन्मन्त्रैर्यथो दितम् ॥ १०२ ॥
viṣṇuḥ śivogaṇeśorkodurgā pañcaivadevatāḥ |
ārādhyāḥ siddhikāmena tattanmantrairyatho ditam || 102 ||
“ O Senhor Vishnu, Shiva, Ganesha, Surya Deva e a Deusa são as cinco Deidades que, quando propiciadas através dos Mantras, garantem a realização de todos os desejos. “
Mantra MahoDadhi, capitulo I, verso 102
Existem dias que são especiais para a realização de disciplinas espirituais pois neles acontecem momentos astrológicos específicos que aumentam os méritos (Punya) adquiridos pelas ações executadas. As ações de gratidão (Puja, Homa e outras) podem ser feitas nestes dias para obter um resultado ainda mais favorável.
Os devotos que desejam progredir em suas atividades profissionais, familiares e pessoais devem agradecer através da meditação e das ofertas de gratidão (Dravyas). Para aqueles que não possuem interesses com as coisas do mundo, ex. celibatários e monges, o agradecimento pode ser feito apenas recitando os Mantras mentalmente.
Há cinco dias muito auspiciosos para a celebração do dom da vida (Yajña). Seguem abaixo as datas de Yajña, o ideal de perfeição à ser atingido (Devata) em cada uma dessas datas, as palavras de poder (Mantra) e a oferta de gratidão (Dravya). .
Chaturthi, dia 18 – Dia de remover os obstáculos que para garantir o sucesso em todos os empreendimentos. Mantra: ॐ गणेशाय नमः “Om Gaṇeśāya Namaḥ recitado 108 vezes. Dravya: doces, sucos, frutas, flores vermelhas.
Saptami, dia 21 – Dia de agradecer pela boa saúde, boa reputação e harmonia. Mantra: ॐ सूर्यदेवाय नमः “Om Sūryadevāya Namaḥ” recitado 108 vezes.
Dravya: grãos de arroz, agua fresca, flores vermelhas.
Ashtami, tarde do dia 21 até 12:00hs do dia 22 – Dia de se fortalecer pra obter alegrias na vida e a Liberação Espiritual (Moksha). Mantra: ॐ काल्यै नमः “Om Kālyai Namaḥ” recitado 108 vezes.
Dravyas: lamparina de cânfora, agua perfumada com cânfora, flores vermelhas (Hibisco).
Ekadashi, dia 24 – Dia de lembrar os mais altos ideais: o Yajña e as austeridades espirituais. Mantra: ॐ विष्णवे नमः “Om Viṣṇave Namaḥ” recitado 108 vezes. Dravya: folhas de Tulasi (um tipo de manjericão), leite, flores amarelas.
Chaturdashi, dia 27 – Dia de meditar como um benéfico observador de todas as ações. Mantra: ॐ नमः शिवाय “Om Namaḥ Śivāya” recitado 108 vezes.
Dravya: leite, iogurte natural, folhas de Bilva (Aegle Marmelos), flores brancas
.गणेशम् पूजयेतस्तु विग्नस्-तस्य बाधने ॥
gaṇeśam pūjayetastu vignas-tasya bādhane ||
आरोग्यार्थार्चयेत् सूर्यम् धर्म मोक्शाय माधवम् ।
शिवम् धर्मार्द्ध मोक्शाय चथुर्-वर्गाय चन्दिकामिति ॥
ārogyārthārcayet sūryam dharma mokśāya mādhavam |
śivam dharmārddha mokśāya cathur-vargāya candikāmiti ||
“ Aquele que adora Ganesha tem seus obstáculos superados. Para a saúde e obter os meios de sustento(Artha) deve-se adorar Surya Deva. Vishnu garante a realização do Dharma e obtenção da Liberação Final (Moksha). Shiva garante o Dharma, a abundancia e a Liberação Final. A Deusa garante os quatro objetivos da vida humana: Dharma, Artha, Kama e Moksha. “
Padma Purana.
Para a sua Saúde:
Os três biotipos reconhecidos pelo Ayurveda são Kapha, Pitta e Vata e cada pessoa apresenta uma particular distribuição destes três. Á cada período do ano, de acordo com as mudanças de temperatura, umidade, exposição a luz solar etc ... estes Doshas podem acumular-se, agravar-se ou aliviar-se. Para manter o equilíbrio são recomendados alimentos apropriados e práticas espirituais especificas. Neste mês os Doshas da Medicina Ayurvédica sofrem a seguinte influencia:
Vata: há um alivio dos sinais de Vata Dosha nesta estação e o consumo moderado de alimentos adocicados pode ser tolerado.
Pitta: agrava-se e neste momento é recomendável que se evitem as pimentas e os temperos muito fortes. Variações em Agni (“fogo” gástrico/apetite) são possiveis.
Kapha: estabiliza-se e não exige maiores cuidados nesta estação.
Para identificar seu biótipo procure um terapeuta Ayurvédico de sua confiança.
Para as Sadhanas e práticas inicáticas:
Para os Sadhakas iniciados as escrituras Tantricas dão uma lista de ocasiões auspiciosas para suas disciplinas espirituais.
कृष्णाष्टमीचतुर्द्दश्यावमावास्याथ पूर्णीमा।
संक्रान्तिः पञ्च पर्वाणि तेषु पुण्यदिनेषु च॥ ८॥
kṛṣṇāṣṭamīcaturddaśyāvamāvāsyātha pūrṇīmā |
saṁkrāntiḥ pañca parvāṇi teṣu puṇyadineṣu ca || 8 ||
“ O oitavo, o décimo-quarto e o Amavasya da quinzena escura, a lua cheia, e o dia de transição do Sol entre os signos são as cinco ocasiões auspiciosas para adoração. "
Kularnava Tantra, capítulo X verso VIII.
Em Maio de 2018, conforme a Astrologia Védica, estes dias auspiciosos serão:
dia 28- Purnima (Lua cheia);
dia 07 – Ashtami (oitavo dia da quinzena escura);
dia 13 – Chaturdashi (décimo-quarto dia da quinzena escura);
dia 14 – Amavasya (“Lua Negra”, a noite mais escura do mês lunar);
OBS.: Neste mês não haverá Samkranti pois é um mês Adhika.
Para o Sankalpa, a identificação do local e momento de cada ação:
Mês Védico
O mês Védico é usado para estabelecer a data correta de ritos e práticas espirituais. Ele se inicia logo após a Lua Nova e termina na Lua Nova seguinte. Ele é dividido em duas quinzenas: a quinzena clara (Shukla Paksha) que vai da Lua Nova até a Lua Cheia e a quinzena escura (Krishna Paksha) que vai da Lua cheia até a Lua Nova seguinte.
Mêses Védicos: Vaishaka - do dia 01 até o dia 14. Jyeshtha (Adhika)* – à partir do dia 15 até o fim do mês.
* Os meses Adhika são meses extras adicionados ao ano lunar de forma que ele fique alinhado ao ano solar.
Ano Védico
O ano Védico (Samvatsara) tem sido contato por dois eventos principais: ou o momento no qual o Senhor Krishna deixou seu corpo em 18 de Fevereiro de 3102 a.c.(data correspondente no calendário ocidental contemporaneo), ou seja, o inicio da Era de Ferro (Kali Yuga) ou a vitória na guerra contra os inimigos do Dharma durante o reinado do rei Vikram Aditya que viveu de 102 a.c. até 15 d.c.
Ano 5119 do Kali Yuga.
Ano 2074 de Vikram Mitra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário