quarta-feira, 4 de abril de 2018

Elegibilidade ao PanchaMakara



Elegibilidade ao PanchaMakara


Texto de Swami Samarpanananda da Universidade Vivekananda do RamaKrishna Mission.



          A popularidade do Tantra está na sua promessa “de não apenas Liberação (Mukti) mas também Desfrute (Bhukti), não apenas a Beatitude Final (Niḥśreyasa) mas também Progresso (Abhyudaya)”. Infelizmente, Bhukti foi interpretada por alguns como “licenciosidade”. Este ponto de vista é fortalecido pelo esoterismo Tantrico cujo Pancha Makara – que inclui vinho, carne, peixe, frituras e sexo ritual (1) – atingiu considerável notoriedade. Este ritual, entretanto, é prescrito apenas para um grupo muito seleto de adeptos que foram certificados por seus Gurus como aptos a colocar à si mesmos sob circunstancias tentadoras enquanto simultaneamente mantém o foco no Divino. Somente isso faz deste ritual aparentemente amoral um ato espiritual.



          O Kularnava Tantra declara: “Se Siddhis (2) fossem obtidos por beber vinho, todos os bêbados caídos os teriam obtido. Se somente o consumo de carne levasse ao mérito religioso então todos os comedores de carne partilhariam do mérito; se o ato sexual, Oh Grande Deusa, pudesse resultar em Moksha então todos os seres seriam liberados pela virtude deste ato” !



          O MahaNirvana Tantra explica os Pancha Makaras (5 Ms) como representantes dos cinco grandes elementos da natureza. Portanto o vinho representa o fogo; o peixe, a água; a carne o ar; as frituras a terra; e a cópula o éter. Ao oferecer estes à Mãe Divina, o adepto está na verdade adorando-A através de seus elementos criadores. Os aspirantes com temperamento animal (3) são extrovertidos e movem-se de acordo com a “corrente de exteriorização”, acumulando mérito e demérito (4) através das atividades mundanas. Eles ainda não se elevaram sobre o senso comum das convenções, nem cortaram as três amarras do “ódio, medo e vergonha” (5). Movidos pela paixão, eles são escravos das emoções: desejo, ambição, orgulho, ira, ilusão e inveja. Estes Sadhakas não são autorizados nem sequer a tocar os cinco ingredientes do ritual da mão esquerda. (6)



          Os aspirantes competentes para o arriscado ritual que usa os 5 Ms são chamados de “Vira” (7) . Eles tem a força interior para “brincar com o fogo” e queimar seus vínculos mundanos através dele. A Sadhana Tantrica no modo Vira, heróico, involve manter o próprio equilíbrio mesmo quando confrontado por objetos que incitam a ambição e o desejo. Estabelecidos num completo auto-controle, eles não se esquecem de si mesmos, mesmo nas circunstancias mais tentadoras. Ele tem um temperamento corajoso que inspira terror àqueles que cultivam tendências animais. Puros em seus motivos, gentis em sua fala, fortes em seus corpos, capacitados, corajosos, inteligentes, intrépidos e humildes, eles cultivam apenas o que é bom.





Tradução e comentários finais de Rudrananda Sarasvati



(1)   Os itens oferecidos à Deusa podem apresentar alguma variação de acordo com circunstancias especificas.



(2)   O Siddhi pode ser entendido como uma capacidade adquirida através da Sadhana ou o sucesso em atingir as metas da mesma.



(3)   Os Tantras classificam os aspirantes as suas disciplinas espirituais em três categorias: Pashu, Vira e Divya. Estes temperamentos correspondem a proporção dos Gunas atuantes em cada individuo. Para cada um há disciplinas especificas. O “temperamento animal” corresponde ao Pashu.



(4)   Toda ação gera mérito (Punya) ou demérito (Papa) enquanto o conhecimento de Brahman não é atingido. Após este estado a mente já não se liga à estes frutos.



(5)   Estas amarras (Pasha) são obstáculos à obtenção de Siddhi nas Sadhanas Tantricas e o Kularnava Tantra menciona oito delas.



(6)   Os ritos da “mão esquerda” (Vamachara) são um dos sete estágios das disciplinas espirituais do Tantra. Eles são prescritos para almas em seu momento de NiVrti (retorno à Divindade). Para as almas encarnadas num momento de PraVrti (conquista do plano material) há outros quatro estágios.



(7)   Em PraVrti há o Vedikachara, o Vaishnavachara, o Shaivachara e o Dakshinachara. Em NiVrti há o Vamachara, o Siddhantachara e o Kaulachara. Os quatro primeiros “Acharas” são recomendados ao temperamento Pashu, o Vama e o Siddhantacharas são recomendados aos Viras e o Kaulachara é prescrito para o Divya Sadhaka. Todos estes estágios estão prescritos no Kaula Dharma. “ Da mesma forma que as pegadas de todos os animais desaparecem dentro da pegada de um elefante, todos os Dharmas estão presentes no Kaula Dharma”. MahaNirvana Tantra, capitulo XIV verso 180.

Nenhum comentário: