terça-feira, 29 de março de 2016

O Significado de Namaste




Quem nunca deparou com esta palavra no final de um texto ? Ela seria uma espécie de despedida ou um tipo de benção ? Afinal, o que significa “Namaste” e por que é usado?

A palavra “Namaste” (नमस्ते) vem de uma língua chamada Sânscrito que era falada à mais de três mil e quinhentos anos atrás. Ela é formada por duas partículas “namaH” (नमः – Saudações)   e “te” (ते – para você), ou seja, Namaste significa: saudações á você. Estas saudações, feitas no inicio de um contato ou de uma conversa, são acompanhadas de um gesto de juntar as mãos  e inclinar-se ligeiramente, numa indicação de respeito. Mas logo vem uma reflexão: Por que este gesto se perpetuou através dos séculos ?

O Sanatana Dharma, ou seja, o modo de vida sustentável que é ainda praticado nas civilizações de origens antigas, valoriza a questão da “Pureza”, ela é essencial para a prática dos rituais que manterão a harmonia com o mundo no qual vivemos e garantirão a prosperidade do homem. É fácil entendermos a importância desta pureza se levarmos em conta que muitos rituais fazem uso de produtos lácteos como o leite, o yogurte e a manteiga clarificada (ghee). Estes produtos estão sujeitos à contaminação mesmo que esta não seja visualmente detectável.

Antes dos ritos os sacerdotes realizam uma extensiva purificação do local, dos artigos que serão usados e de si mesmos. Esta purificação deve ser mantida pelo tempo adequado. Por isso é muito importante evitar contatos que possam gerar uma eventual contaminação. Portanto não se usa o aperto de mão como forma de saudação mas sim o gesto com as mão juntas. Essa simples medida higiênica pode ter evitado o desperdicio de inúmeros recursos alimentares e, principalmente, evitado a perda de muitas vidas pelas epidemias de doenças que podem ser transmitidas por contato como a cólera, a gripe e outras.

O Dharma é essencialmente prático, há uma justificativa plausível para cada atitude e cada conceito desenvolvido. A saudação com “Namaste” não é apenas uma maneira descolada de impressionar a namoradinha ou o namoradinho. Ela possui um profundo significado e uma grande relevância na prática do Dharma. Jaya Maa.

Nenhum comentário: