domingo, 20 de março de 2016

Datas Auspiciosas no mês de Março de 2016



          Existem dias que são especiais para a realização de disciplinas espirituais pois neles acontecem momentos astrológicos específicos que aumentam os méritos (Punya) adquiridos pelas ações executadas. Os devotos que desejam progredir em suas atividades profissionais e pessoais devem agradecer através da meditação e das ofertas de gratidão (Dravyas). Para aqueles que não possuem interesses com as coisas do mundo, ex. celibatários e monges, o agradecimento pode ser feito apenas recitando os Mantras mentalmente. Há cinco dias muito auspiciosos para a celebração do dom da vida (Yajña). Seguem abaixo as datas de Yajña, o ideal de perfeição à ser atingido (Devata), as palavras de poder (Mantra) e a oferta de gratidão (Dravya).

Chaturthi, dia 11 – Dia de remover os obstáculos que para garantir o sucesso em todos os empreendimentos. Mantra: “Om Gaṁ Gaṇapataye Namaḥ” recitado 108 vezes. Dravya: doces.

Saptami, dia 14 – Dia de agradecer pela boa saúde, boa reputação e harmonia. Mantra: “Om Sūryāya Namaḥ” recitado 108 vezes. Dravya: agua fresca.

Ashtami, dia 15 – Dia de se fortalecer pra obter alegrias na vida e a Liberação Final (Moksha). Mantra: “Om Krīṁ Kālyai Namaḥ” recitado 108 vezes. Dravyas: agua perfumada com cânfora, flores vermelhas (Hibisco).

Ekadashi, dia 18 – Dia de lembrar os mais altos ideais: o Yajña e as austeridades espirituais. Mantra: “Om Klīṁ Viṣṇave Namaḥ” recitado 108 vezes. Dravya: folhas de Tulasi (Ocimun Sanctum).

Chaturdashi, dia 21 – Dia de meditar como um benéfico observador de todas as ações. Mantra: “Om Namaḥ Śivāya” recitado 108 vezes. Dravya: folhas de Bilva (Aegle Marmelos).


           Para os Sadhakas iniciados as escrituras Tantricas dão uma lista de ocasiões auspiciosas para suas disciplinas espirituais.

कृष्णाष्टमीचतुर्द्दश्यावमावास्याथ पूर्णीमा।
संक्रान्तिः पञ्च पर्वाणि तेषु पुण्यदिनेषु च॥ ८॥
kṛṣṇāṣṭamīcaturddaśyāvamāvāsyātha pūrṇīmā |
saṁkrāntiḥ pañca parvāṇi teṣu puṇyadineṣu ca || 8 ||

“ O oitavo, o décimo-quarto e o Amavasya da quinzena escura, a lua cheia, e o dia de transição do Sol entre os signos são as cinco ocasiões auspiciosas para adoração. " 
Kularnava Tantra, capítulo X verso 8.

Em Março de 2016 estes dias auspiciosos serão:
dia 07 – Chaturdashi (décimo-quarto dia da quinzena escura);
dia 08 – Amavasya (“Lua Negra”, a noite mais escura do mês lunar);
dia 14 – Sankranti (Sol entra no signo de Peixes/Pisces);

dia 22 - Purnima (Lua cheia);
dia 31 – Ashtami (oitavo dia da quinzena escura).
Mêses Védicos: Magha - do dia 01 até o dia 08. No dia 09 começa o mês de Phalguna. 

Os Adityas responsáveis por esta estação são: Mitra - a solidariedade entre os homens, a camaradagem e Varuna - a solidariedade entre os homens e as Deidades, a Lei Divina.

Os Doshas da Medicina Ayurvédica sofrem a seguinte influencia: Pitta acumula-se; Kapha, Pitta e Vata agravam-se.

Serviços e Produtos de Ayurveda para sua Saude

Nenhum comentário: