Karna é derrotado quando tentava consertar a roda de sua carruagem. |
Uma estória interessante nos fala da importância da quinzena
dedicada aos ancestrais, o Pitr
Paksha. Se diz que Karna, considerado o maior de todos os guerreiros, e que
foi apreciado até mesmo pelo Senhor Krishna, só pode ser derrotado por Arjuna
após a intervenção de vários Deuses, inclusive do Senhor Indra. Sua derrota só
foi possível pela autorização de sua própria Mãe, a rainha Kunti, que o gerou
pela Divina intervenção de Surya, O Deus Sol.
Pindas - oferendas dedicadas aos ancestrais. |
Karna era admirado por sua grande coragem e generosidade.
Mesmo tendo se envolvido em algumas atividades contrárias ao Dharma, seus
méritos espirituais (Punya) eram muito grandes. Quando de seu desencarne, Karna
recebeu nos paraísos celestiais 100 vezes mais oferendas do que aquelas que
tinha oferecido em vida. Porém, quando em vida, sua mentalidade era a de um guerreiro e suas oferendas eram em ouro e prata, e somente isto é o que
ele poderia desfrutar nos paraísos celestiais. Não havia comida ! Nenhuma
comida foi dada em caridade durante suas grandes austeridades.
Karna roga ao Senhor Yama pela oportunidade de aperfeiçoar suas austeridades. |
Ele então rogou ao Senhor Yama, o Deus Morte, e devido aos
seus méritos espirituais, pode ser atendido. Ele pode retornar á Terra
por uma quinzena lunar para que todas as deficiências em seus serviços rituais
pudessem ser suprimidas naquele período. Então, por uma quinzena ele se dedicou
exclusivamente à oferecer alimentos aos sacerdotes, os Brahmanes, e aos pobres
e à oferecer oblações de água (Tarpana) à todos os seres. Impressionado pela
austeridade de Karna, o Senhor Yama declarou que todas aquelas oferendas seriam
partilhadas pelas almas que tivessem sido engolidas pela Morte. E assim foi feito
! Ao fim de seu período de expiação o guerreiro Karna retornou aos paraísos celestiais
e os encontros repletos dos mais perfeitos banquetes.
Preparando oferendas aos ancestrais. |
Há um ditado nos Tantras que diz que falar sobre comida não
satisfaz ao faminto, da mesma forma falar de disciplinas espirituais sem praticá-las
é de pouco beneficio. O Tantra é um caminho espiritual onde as três grandes
Shaktis do conhecimento (Jñana Shakti), da vontade (Iccha Shakti) e da ação
(Kriya Shakti) caminham juntas. Por isto se diz que Shiva, a consciência Universal
que contempla todos os fenômenos, é apenas um cadáver se não estiver acompanhado
de Shakti, a Força Dinâmica que move, cria e dissolve Universos.
Aos pés de Mãe Kali.
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