segunda-feira, 30 de abril de 2012

Comentando a forma de MahaKali.





Muitos ficam intrigados pela figura de MahaKali, a Deusa Kali em Seu aspecto cósmico e universal. Quais seriam os atributos desta forma e qual o Seu significado ??

A descrição (Dhyanam) de MahaKali é mais conhecida através da escritura Chandi Path onde ela aparece antes da recitação do primeiro capítulo. Vale lembrar que o Chandi Path possui 13 capítulos sendo o primeiro dedicado à MahaKali (1 capítulo), o segundo, terceiro e quarto à MahaLakshmi (3 capítulos), e o quinto até o décimo-terceiro dedicados à MahaSaraswati (9 capítulos).

Entretanto a origem e as atribuições de MahaKali podem ser esclarecidas através de dois textos rituais auxiliares (Anga): o Pradhanikam Rahasyam (“O Segredo relativo à Matéria Primordial”) e o Vaikrtikam Rahasyam(“O Segredo relativo à Transformação”). No primeiro se afirma que MahaKali surge à partir de MahaLakshmi (A maior fortuna), ao comentar sobre MahaLakshmi, Swami Satyananda Saraswati afirma que nossa maior fortuna são os nossos ideais e, para onde eles apontarem é para lá que teremos nosso destino.

Estes “ideais elevados” (MahaLakshmi) são descritos como “brilhantes como o ouro derretido e que preenchiam todo o Vazio (anterior à criação) com sua Luz radiante” (Pradhanikam Rahasyam verso 6). Estes ideais elevados são personificados no Oriente como a Deusa de Mil Braços e Suas representações são encontradas na China, Coréia, Japão (Deusa Kannon) e Tailândia. Na Índia Ela é conhecida como MahaLakshmi e: “Apesar de possuir mil braços, Ela deve ser adorada na Sua forma de dezoito braços”. (Vaikrtikam Rahasyam verso 10). Podemos entender que esta fabulosa Deusa de Mil braços é na verdade uma representação do Dharma, os idéias mais nobres e elevados da humanidade, aqueles que mantém sua existência e garantem sua prosperidade.

À partir destes ideais elevados surge a Força que os mantém. “A Suprema Soberana ao observar o Universo vazio manifestou uma forma através unicamente de Sua energia de Tamas (Trevas)”. (verso 7) “Esta manifestação tomou a forma de uma mulher com o brilho das Trevas, um belo rosto, grandes olhos e cintura fina.” (verso 8) “Ela trazia um facão sacrificial, uma taça, uma cabeça decepada e um escudo. Trazia também um guirlanda de partes decepadas do corpo e sobre Seu pescoço um colar de crânios.” (verso 9, Todos do Pradhanikam Rahasyam).

Esta Deusa Negra (MahaKali) recebe Seus nomes e atribuições nos versos 12 e 13 do Pradhanikam Rahasyam porém Sua forma Universal só nos é revelada nos versos de 2 à 6 do Vaikrtikam Rahasyam: “Ela possui dez faces, dez pés e dez mãos.” “Ela traz um facão sacrificial, flechas, maça, lança, um disco solar, uma concha, arco, tridente, relâmpagos e uma cabeça gotejante de sangue”. “Apesar de Sua forma terrível Ela é o alicerce da beleza e da felicidade”. “Ela é a forma da Preservadora (Vaishnavi maya) e, quando satisfeita, garante à Seus adoradores o controle sobre todas as coisas móveis ou imóveis.” Poderíamos interpretar esta Deusa como o “Sol Negro” – o Sol espiritual e guerreiro que vêm armado para a proteção do Dharma e que era reverenciado por grupos Indo-Arianos na antiguidade.

Muita coisa pode ser aprendida indo direto às fontes deste conhecimento – os textos Tantrikos. Que sejam preservados. Jaya Maa!