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A prática de disciplinas espirituais dos Tantras é bastante sofisticada e leva em consideração todos os detalhes que possam, de alguma maneira, intervir no livre fluxo de energia. Entra os detalhes mais relevantes para o Sādhaka iniciado estão o local e o Āsana utilizado.
Sobre estas questões o MuṇḍaMālā Tantra em seu capitulo III revela injunções interessantes. Vamos à elas:
श्रीदेव्युवाच
स्थानासने देवदेव कथयानन्द-सुन्दर।
सदाचार्यौ विना येन सर्वमन्त्राः सुसिद्धगाः॥१॥
śrīdevyuvāca
sthānāsane devadeva kathayānanda-sundara |
sadācāryau vinā yena sarvamantrāḥ susiddhagāḥ ||1||
A Excelente Deusa disse:
- “Óh Deus dos Deuses que és belo de Bem-Aventurança, me fale sobre o local (Sthāna) e o assento (Āsana). (Pois) sem um verdadeiro Āchārya os Mantras não são bem-sucedidos.”
Nos versos 2 e 3 Śiva informa os locais (pergunte ao seu Guru) e no verso 4 acrescenta:
यत्र कुत्र स्थले रम्ये यत्र वा स्यान्मनोरमम्।
स्थानं ते कथितं देवि आसनं कथ्येतऽधुना॥४॥
yatra kutra sthale ramye yatra vā syānmanoramam |
sthānaṁ te kathitaṁ devi āsanaṁ kathyeta'dhunā ||4||
“Naquele local que lhe é agradável ou onde a sua mente escontre satisfação. Óh Deusa, já lhe informei sobre os locais e agora ei de falar-lhe sobre os assentos.”
Então, nos versos 5 e 6 o Senhor Śiva informa os Āsanas adequados a cada um dos seis atos Tântricos e comenta sobre os Āsanas em geral. Entre os auspiciosos são mencionados aqueles de tecido (de fibra natural), de grama Kuśa e de seda.
Entre os Āsanas inadequados estão os feitos de bambu, de madeira, de terra ou argila, numa pedra ou rocha e feitos de mato.
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