sábado, 17 de fevereiro de 2024

Utsavas, os festivais do Tantra.

A expressão “festival religioso” em língua Sânscrita é “Utsava” um substantivo composto pelo prefixo “Ud” (superior, para cima) e “Sava” (impulso ou ritual). Pois bem, cada Utsava, cada festival, é um momento de incrementar as atividades espirituais que já estavam ali. No festival algo especial é realizado e superamos assim as ações comuns, cotidianas, as quais retornaremos ao final do festival.

 

A celebração dos Utsavas é a maneira prescrita pelo Dharma para cultivar Shakti e expandir nossas Forças Espirituais. Estes Utsavas são tornados efetivos e reais a partir das nossas ações realizadas durante o período prescrito. Sem estas ações os festivais seriam apenas simples datas marcadas num calendário.

 

As datas do calendário litúrgico foram escrituralmente reveladas e marcam conjunções astronômicas que propiciam a aquisição dos frutos de cada ação. Portanto as datas litúrgicas não devem ser celebradas conforme as conveniências pessoais mas sim no momento prescrito. Os Tantras sancionam o conceito já expresso nos Vedas de que é melhor realizar um ação, mesmo em menor escala, no momento prescrito do que realizá-la, mesmo que completa, fora de seu tempo.


 

Nenhum comentário: