sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Oferta de carne para os ancestrais


 

Namaste, ou seja, olá.

 

Os Tantras prescrevem e orientam também sobre a adoração aos ancestrais. Em alguns textos afirma-se que Moksha, a Libertação Final, não é obtida sem que os ancestrais sejam anteriormente propiciados.

 

Este conceito não é exclusivo dos Tantras pois estas escrituras dão continuidade ao mesmo Dharma prescrito nos Vedas e nos Puranas. O Tantra não é considerado Adharmico (antagônico ao Dharma) nem tampouco Vedabahya (alheio aos Vedas).

 

Há inúmeras referencias de ritos de propiciação aos ancestrais descritas nos Tantras e Puranas assim como também descritas nos Vedas. As injunções Védicas são seguidas por aqueles cujas famílias preservaram o Dharma Védico. As injunções Tantricas para gratidão aos ancestrais devem ser seguidas apenas por aqueles que foram iniciados nesta tradição.

 

Já aqueles que desejam expressar sua gratidão dentro da perspectiva do Hinduísmo de uma forma responsável e harmoniosa podem seguir as injunções prescritas nos Puranas.

 

Há Puranas Vaishnavas como o Garuda Purana e o Vishnu Purana que detalham estes ritos de forma que possam ser seguidos por todos. No Vishnu Purana estas orientações são descritas no livro III, capítulos XIII à XVI. Vamos ao que é recomendado no capitulo XVI e pode ser feito mensalmente no Amavasya, último dia de cada mês lunar.

 

“O sábio Aurva disse:

Os ancestrais permanecem satisfeitos por um mês pela oferta de itens comestíveis (numa cerimônia de fogo), peixe ou (um dos sete tipos) de carne (de coelho, pássaros, suína, de cabra, de antílope, cordeiro ou bisão). Ou de maneira permanente pela carne de rinoceronte.”

Vishnu Purana, livro III, capitulo XVI, versos 1 e 2.

 

Observemos que o Sanatana Dharma (“Hinduísmo”) não baseia-se apenas nos dados escriturais, ele é uma religião viva ! A orientação dos Gurus e eruditos devidamente preparados pelos anos de estudo é essencial quando quaisquer duvidas ou orientações sejam necessárias.

Nenhum comentário: