domingo, 8 de maio de 2022

Sampradayas Contemporaneos

 

Namaste,

 

O Sanatana Dharma (“Hinduísmo”) é bastante diversificado e há inúmeras tradições historicamente estabelecidas à milênios. Comentemos sobre as principais tradições (Sampradayas) estabelecidas atualmente. Estas surgem, como movimentos independentes, no periodo Puraniko do sub continente Indiano. Este período histórico se desenvolve na medida em que o Brahmanismo (antiga forma do Sanatana Dharma) perde popularidade. Vejamos:

 

Smarta

Religiosidade não-sectária que adora os Cinco Grandes Devas). É baseado em elementos dos Mimamsas (Purva e Uttara) e do Yoga. Algumas de suas práticas mesclam elementos Védicos e Tântricos. Esta tradição apresenta um caráter bastante ortodoxo e influencia várias escrituras de outras tradições como o “Mantra Yoga Samhita” e o texto Tântrico (Shri Vidya) “Mantra MahoDadhi”.

 

O Shaktismo

Apresenta religiosidades centradas no aspecto feminino da Divindade que é personificado como Shakti. O culto à Mãe Divina é muito presente na Índia entretanto é indevidamente colocado num segundo plano onde as Shaktis femininas, embora constituam o foco das práticas, são reconhecidas apenas através de seus consortes masculinos. Esta tradição apresenta linhagens Pauranikas, mais comuns, e Tantrikas como o Shri Vidya e o Kaula Dharma. 

 

O Shivaismo

Religiosidades centradas no Senhor Shiva presentes desde o período Védico sob a forma de Rudra. Seus principais expoentes são: o ViraShaiva, o Shaiva Siddhanta, os Lingayatas e a linhagem Natha. Também os Kapalikas e Aghoris, ambos de forte influencia Tântrica, fazem parte deste grupo. Muitas práticas Shaiva tem origem em tradições hoje extintas como os KalaMukhas e os Pashupatas porém elas persistem em linhagens contemporâneas.

 

O Vaishnavismo

Religiosidades centradas em Vishnu ou em um de seus Avatares. As quatro principais tradições deste grupo são todas originadas no período Puraniko, são elas: 1. Vishisthadvaita baseada nos ensinamentos do sábio Ramanuja; 2. Dvaitadvaita do sábio Nimbarkacharya; 3. Dvaita do sábio Madhva; e 4. PushtiMarga do sábio Vallabhacharya. O Gaudya Vaishnavismo, popular no Ocidente, vem da doutrina TattvaVada promulgada por Madhva (3).

 

O Ganapatya

Religiosidade centrada em Ganesha e que tem como principais referencias escriturais o Ganesha Purana e o Mudgala Purana. Esta linhagem e a tradição Saurya foram as que mais sofreram com as invasões muçulmanas pois estavam nas principais rotas de ataque. Enquanto as linhagens Saurya foram extintas o culto ao Senhor Ganesha prosperou e se muito relevante em todas as demais tradições, Ganapati é honrado antes de quaisquer empreendimentos. Entretanto detalhes exclusivos de sua liturgia, mencionados nos seus Puranas, estão hoje quase esquecidos.

 

Os Saurya-s

Religiosidades centradas na adoração ao Sol. Estima-se que o centro geográfico desta tradição estava na região de Magha, entre o atual Gujarat e a Pérsia antiga. Observemos que Magha também é o nome do mês Védico onde o Sol está em seu domicilio – signo de Leão. Talvez muitas religiosidades do antigo Crescente Fértil até Roma possam ser consideradas aspectos desta tradição tendo em vista que o Sol era a mais relevante forma da Divindade entre elas. O Samba e o Bhavishya Puranas são suas principais escrituras e o seu festival Cchath foi preservado em vários locais.

 

Kaumara

Religiosidade centrada em Murugan/Kartikeya cujo principais centros de culto encontram-se no sul da Índia. Ali Kartikeya é reconhecido como a principal forma da Divindade e todos os demais Devas formam sua corte celestial. Muitas de suas práticas são oriundas do Shivaismo que lhe precede historicamente porém há também relevantes elementos que lhe são exclusivos, vide o festival de Thaipusam que celebra a lança usada pelo Deus e que foi recebida como presente da Mãe Divina.

Nenhum comentário: