segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Senhor Ayyappa





Senhor Ayyappa


           O Senhor Ayyappa possui milhões de devotos em todo o mundo e seus Templos atraem multidões em peregrinação anualmente. Somente o Templo de Sabarimala no estado de Kerala - India atrai mais de 17 milhões de peregrinos por ano e, em alguns anos, esse numero se aproxima dos 30 milhões de visitantes.

           O Senhor Ayyappa é uma encarnação muito misericordiosa da Divindade e se manifestou através de diferentes formas para o beneficio da humanidade. Cada uma destas formas possui atributos diferentes para materializar especificamente o que é necessário para a diversidade de devotos. Ele se manifestou como menino (Shishu), como estudante celibatário (Brahmachari), como pai de família (Grhasta), como renunciante maduro (VanaPrastha), como Yogi etc ......

           Cada uma dessas formas possui injunções especificas (Vidhis) para a sua adoração e a obtenção de sucesso (Siddhi) em suas discipinas espirituais (Sadhanas). Isso é comum na adoração de outras formas da Divindade também como, por exemplo, o vegetarianismo para a adoração do Senhor Vishnu ou ausência de Tulasi na Puja para o Senhor Ganesha. Outras religiões do mundo possuem regras especificas para determinados praticas. No Shintoismo do Japão o santuário da ilha de Okinoshima (patrimônio mundial, segundo a UNESCO) é reservado apenas aos homens que ali realizavam ritos e oferendas aos Deuses do mares. No Candomblé do Brasil os devotos em adoração à Oxalá evitam o uso de roupas de cor, especialmente as vermelhas ou negras, pois somente a cor branca agrada à esta forma da Divindade. Entre os muçulmanos as mulheres são proibidas de rezar entre os homens em várias mesquitas. Inúmeros outros exemplos podem ser encontrados em outras tradições.

           O maior Templo do Senhor Ayyappa no mundo fica no complexo de Templos de Sabarimala. Lá o Senhor se manifestou como um eterno estudante celibatário (Naishtika Brahmachari). Por esse motivo o Templo não permite a entrada de mulheres em idade fértil, ou seja, dos 10 aos 50 anos. Mulheres abaixo ou acima destas idades tem acesso irrestrito. Outros Templos de Ayyappa onde outras de suas manifestações estão presentes permitem a entrada à todos pois as injunções sob as quais foram construídos não mencionam restrições.

           O Templo de Sabarimala é particularmente interessante pois em seu complexo ele abriga mesquitas e igrejas cristãs. É muito comum que muçulmanos visitem o santuário Hindu após a ida à mesquita de Vavar e que cristãos o façam após a visita as igrejas de Santo André e São Sebastião. O complexo de Templos é um rico exemplo de harmonia inter-religiosa e tolerância mutua.

           A narrativa das origens do Templo de Sabarimala revela que um rei da dinastia dos Pantalam que governava a região não conseguia ter filhos para herdar o trono e que, numa de suas caçadas pela floresta, encontrou um bebe à beira do rio. O rei levou este bebe até a cabana de um homem santo (Sadhu) que vivia próximo e este revelou que o rei deveria criá-lo como se fosse seu próprio filho pois ele herdaria o trono. Conforme a profecia do sábio, assim foi feito, e o garoto recebeu o nome de ManiKantha. Entretanto após alguns anos a rainha engravidou e quis tirar ManiKantha do caminho da coroação de seu próprio filho. Ela fingiu adoecer e alegou que só seria curada se bebesse o leite de uma tigresa. Ninguém no reino se ofereceu para a perigosa missão e, compadecido da doença de sua mãe adotiva, ManiKantha se voluntariou. Ele não apenas trouxe o leite mas voltou da floresta montado sobre a tigresa !

           Durante a busca ele foi atacado por um ladrão chamado Vavar que era muçulmano e tentou matá-lo. Eles lutaram e durante a luta o Senhor revelou sua verdadeira forma divina. O ladrão, então, arrependeu-se de seu passado e passou a viver uma vida honesta tornando-se seu fiel protetor. Essa é a origem da mesquita na região que foi construída em homenagem ao retorno à retidão vivido por Vavar.

         


Nenhum comentário: