Senhor Ayyappa
O Senhor Ayyappa possui milhões de
devotos em todo o mundo e seus Templos atraem multidões em peregrinação
anualmente. Somente o Templo de Sabarimala no estado de Kerala - India atrai
mais de 17 milhões de peregrinos por ano e, em alguns anos, esse numero se
aproxima dos 30 milhões de visitantes.
O Senhor Ayyappa é uma encarnação
muito misericordiosa da Divindade e se manifestou através de diferentes formas
para o beneficio da humanidade. Cada uma destas formas possui atributos
diferentes para materializar especificamente o que é necessário para a
diversidade de devotos. Ele se manifestou como menino (Shishu), como estudante
celibatário (Brahmachari), como pai de família (Grhasta), como renunciante
maduro (VanaPrastha), como Yogi etc ......
Cada uma dessas formas possui
injunções especificas (Vidhis) para a sua adoração e a obtenção de sucesso
(Siddhi) em suas discipinas espirituais (Sadhanas). Isso é comum na adoração de
outras formas da Divindade também como, por exemplo, o vegetarianismo para a
adoração do Senhor Vishnu ou ausência de Tulasi na Puja para o Senhor Ganesha.
Outras religiões do mundo possuem regras especificas para determinados
praticas. No Shintoismo do Japão o santuário da ilha de Okinoshima (patrimônio
mundial, segundo a UNESCO) é reservado apenas aos homens que ali realizavam
ritos e oferendas aos Deuses do mares. No Candomblé do Brasil os devotos em
adoração à Oxalá evitam o uso de roupas de cor, especialmente as vermelhas ou
negras, pois somente a cor branca agrada à esta forma da Divindade. Entre os
muçulmanos as mulheres são proibidas de rezar entre os homens em várias
mesquitas. Inúmeros outros exemplos podem ser encontrados em outras tradições.
O maior Templo do Senhor Ayyappa no
mundo fica no complexo de Templos de Sabarimala. Lá o Senhor se manifestou como
um eterno estudante celibatário (Naishtika Brahmachari). Por esse motivo o
Templo não permite a entrada de mulheres em idade fértil, ou seja, dos 10 aos
50 anos. Mulheres abaixo ou acima destas idades tem acesso irrestrito. Outros
Templos de Ayyappa onde outras de suas manifestações estão presentes permitem a
entrada à todos pois as injunções sob as quais foram construídos não mencionam
restrições.
O Templo de Sabarimala é
particularmente interessante pois em seu complexo ele abriga mesquitas e
igrejas cristãs. É muito comum que muçulmanos visitem o santuário Hindu após a
ida à mesquita de Vavar e que cristãos o façam após a visita as igrejas de
Santo André e São Sebastião. O complexo de Templos é um rico exemplo de
harmonia inter-religiosa e tolerância mutua.
A narrativa das origens do Templo de
Sabarimala revela que um rei da dinastia dos Pantalam que governava a região
não conseguia ter filhos para herdar o trono e que, numa de suas caçadas pela
floresta, encontrou um bebe à beira do rio. O rei levou este bebe até a cabana
de um homem santo (Sadhu) que vivia próximo e este revelou que o rei deveria
criá-lo como se fosse seu próprio filho pois ele herdaria o trono. Conforme a
profecia do sábio, assim foi feito, e o garoto recebeu o nome de ManiKantha. Entretanto
após alguns anos a rainha engravidou e quis tirar ManiKantha do caminho da
coroação de seu próprio filho. Ela fingiu adoecer e alegou que só seria curada se
bebesse o leite de uma tigresa. Ninguém no reino se ofereceu para a perigosa
missão e, compadecido da doença de sua mãe adotiva, ManiKantha se voluntariou.
Ele não apenas trouxe o leite mas voltou da floresta montado sobre a tigresa !
Durante a busca ele foi atacado por
um ladrão chamado Vavar que era muçulmano e tentou matá-lo. Eles lutaram e
durante a luta o Senhor revelou sua verdadeira forma divina. O ladrão, então,
arrependeu-se de seu passado e passou a viver uma vida honesta tornando-se seu
fiel protetor. Essa é a origem da mesquita na região que foi construída em
homenagem ao retorno à retidão vivido por Vavar.
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