Samadhi - Extase Místico
Existem três tipos de Samadhi. O Bhava Samadhi é uma
atitude, uma intensidade de consciência, uma contemplação sobre o objeto de seu
amor. Em Bhava Samadhi existem três coisas: o sujeito – Aham, o objeto – Tvam e
a relação entre eles, por exemplo, “Eu sou seu devoto” ou “Eu amo você”.
Existem dois tipos deste Samadhi descritos na literatura Sânscrita. O primeiro
é Salokya. “Loka” significa mundo. Para nós ele significa um paradigma de
realidade. “Sa” significa com ou no mesmo mundo: em proximidade imediata um ao
outro, no mesmo paradigma de realidade ou “estar juntos”. Isto pode ser físico
ou metafísico, mas existe este “estar juntos”. Você está no mesmo plano de
realidade junto ao objeto de seu amor.
O segundo tipo de Bhava Samadhi é chamado Samipya. Da mesma
forma que Tu fazes, assim eu também o faço. Nós estamos realizando o mesmo
Karma. Eu vejo à Ti, a Deusa, sentada lá realizando pranayama, insuflando amor
em todo o Universo, e eu estou aqui realizando o mesmo pranayama, recitando o
mesmo mantra, respirando o mesmo amor no Universo. Tu e eu somos UM na
realização da mesma atividade. Estes são os dois tipos de Bhava Samadhi.
O segundo tipo de Samadhi é chamado Savikalpa Samadhi, que
significa “com uma forma que pode ser imaginada”. “Sa” significa com e
“Vikalpa” é com um idéia. Savikalpa é com a idéia de que eu e você somos
entidades separadas e distintas. Savikalpa possue dois tipos de Samadhi.
“Sarupa” que significa com forma. Eu tenho a idéia de que a Tua forma e a minha
forma são semelhantes. Eu olho para você e é como se eu estivesse olhando num
espelho. Tu e eu temos a mesma forma. Eu tenho uma idéia de Aham-Tvam,
separação entre Tu e eu, mas a relação é implícita. No Bhava Samadhi (o
primeiro tipo) existem três coisas: sujeito, objeto e a relação entre eles. No
Savikalpa Samadhi existem apenas duas coisas, sujeito e objeto. A relação não é
intelectual. Intuitivamente, eu vejo Sarupa, eu vejo a forma. Eu estou olhando
num espelho. Eu vejo à Ti, minha Divindade, meu reflexo perfeito.
“Sadristi” significa com percepção. Da mesma maneira que eu
estou percebendo à Ti, Tu estás me percebendo. Qual dos dois é a realidade, e
qual é o reflexo ? Quem pode dizer ? Não há mais ninguém. Não há nenhuma outra
relação pela qual definir.
O terceiro tipo de Samadhi é chamado Nirvikalpa Samadhi.
“Nir” significa água: com a idéia de água. A água está sempre em equilíbrio,
ela está sempre equilibrada. Ela está sempre em harmonia. “Nir” também
significa sem – sem uma idéia. Existe apenas uma forma de Nirvikalpa Samadhi chamada
“Sayuja”. “Yuja” significa união. “Sa” significa com: a perfeição da união.
Nirvikalpa tanto significa “com a idéia de equilíbrio perfeito” quanto
significa “sem nenhuma idéia”. Há os dizeres Védicos “Aham Brahmasmi” ou “Tat
Tvam asi”. Tudo é Aham ou tudo é Tvam. Não há uma outra opção. No Nirvikalpa
Samadhi existe um aspecto chamado “Sayuga”. Com união. Não há dualidade, não há
nenhuma separação. Nós somos Um.
Bhava, Savikalpa, Nirvikalpa, Salokya, Samipya, Sarupa,
Sadrsiti, Sayuja. Estas são as diferentes formas de Prakasha. Salokya é estar
no mesmo paradigma de realidade. Samipya é estar na mesma atividade. Sarupa é
ter a mesma aparência. Sadristi é ter a mesma percepção. Sayuja significa que
nós somos o mesmo. Estes são os cinco tipos de Prakasha, de iluminação,
experienciados na meditação.
Trecho do estudo da escritura Chandi Path comentado por Swami Satyananda Saraswati
Um comentário:
Que explicação bem feita, detalhada e clara.
Muito obrigada!
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