quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Ashta Matrkas


 

Quem são as oito mães divinas (Ashta Matrkas), as protetoras da tradição Tântrica, e quais são as suas funções ?

 

Namaste, a palavra “Matrka” vêm da língua Sânscrita e significa mãe. Este termo é relevante pois estas Matrkas geram condições propicias as disciplinas espirituais (Sadhanas) que serão realizadas num determinado ambiente.

 

Segue um pequeno resumo com seus nomes e atributos:

 

Brahmani - Força espiritual da Criação (Brahma). Ao Leste.

É visualizada montada sobre um cisne branco. Rege a geração e a diversidade. Purifica e traz méritos espirituais (Punya).

 

Maheshvari - Força espiritual de Transmutação (Maheshvara).

Monta um touro branco. Grande iniciadora que consagra as iniciativas espirituais e garante o fruto das disciplinas espirituais (Sadhanas).

 

Kaumari - Força espiritual de Determinação (Kumara). Ao Sul.

Monta um divino pavão e rege a superação dos obstáculos e a capacidade de agir com estratégia, firmeza e clareza mental.

 

Vaishnavi - Força espiritual de Preservação (Vishnu).

Vem montada sobre Garuda, metade homem metade águia. Protege o Dharma e suas práticas – os Yajñas. Traz méritos espirituais.

 

Varahi - Força espiritual de Preservação deste Planeta (Varaha). Ao Oeste.

Monta um bufalo negro. Grande guerreira e protetora. Responsável pela retorno Kármico das atividades contrárias ao Dharma.

 

Indrani - Força espiritual de Nobreza de Espirito (Indra).

É visualizada montada sobre um elefante branco. Releva o carater de celebração de todos os ritos. Traz alegria, positividade e amor pela vida.

 

Chamunda - Força espiritual da Energia Feminina (Chandi). Ao Norte.

Monta um chacal ou um cadáver. É a essência de Shakti em sua forma irada. Destruidora dos Asuras e Grande guerreira.

 

NaraSimhi - Força espiritual de Bravura (NaraSimha).

Se apresenta montada sobre um leão, sendo que Ela própria é representada como uma mulher com cabeça de leão. Livra dos males do espirito.

 

A sintonia com estas oito Matrkas é estabelecida logo no inicio de qualquer disciplina espiritual. Ela é feita através da recitação de seus Mantras, sua visualização e da oferta de gratidão (Dravyas). A gratidão não se demonstra com improvisação verbal ou habilidade retórica mas sim com algo sólido e palpável que reafirma a realidade de nossas intenções. A oferta de uma flor (ou pétalas), oblação de agua (Tarpana), oferta de lamparinas (ou velas) ou incenso são maneiras simples de interagir com as Matrkas através das forças elementais e dos nossos sentidos (Jñanendriyas), evitando assim a adoração insipida, de mãos vazias.

Nenhum comentário: