Quem são as oito mães divinas (Ashta Matrkas), as protetoras da tradição Tântrica, e quais são as suas funções ?
Namaste, a palavra “Matrka” vêm da língua Sânscrita e significa mãe. Este termo é relevante pois estas Matrkas geram condições propicias as disciplinas espirituais (Sadhanas) que serão realizadas num determinado ambiente.
Segue um pequeno resumo com seus nomes e atributos:
Brahmani - Força espiritual da Criação (Brahma). Ao Leste.
É visualizada montada sobre um cisne branco. Rege a geração e a diversidade. Purifica e traz méritos espirituais (Punya).
Maheshvari - Força espiritual de Transmutação (Maheshvara).
Monta um touro branco. Grande iniciadora que consagra as iniciativas espirituais e garante o fruto das disciplinas espirituais (Sadhanas).
Kaumari - Força espiritual de Determinação (Kumara). Ao Sul.
Monta um divino pavão e rege a superação dos obstáculos e a capacidade de agir com estratégia, firmeza e clareza mental.
Vaishnavi - Força espiritual de Preservação (Vishnu).
Vem montada sobre Garuda, metade homem metade águia. Protege o Dharma e suas práticas – os Yajñas. Traz méritos espirituais.
Varahi - Força espiritual de Preservação deste Planeta (Varaha). Ao Oeste.
Monta um bufalo negro. Grande guerreira e protetora. Responsável pela retorno Kármico das atividades contrárias ao Dharma.
Indrani - Força espiritual de Nobreza de Espirito (Indra).
É visualizada montada sobre um elefante branco. Releva o carater de celebração de todos os ritos. Traz alegria, positividade e amor pela vida.
Chamunda - Força espiritual da Energia Feminina (Chandi). Ao Norte.
Monta um chacal ou um cadáver. É a essência de Shakti em sua forma irada. Destruidora dos Asuras e Grande guerreira.
NaraSimhi - Força espiritual de Bravura (NaraSimha).
Se apresenta montada sobre um leão, sendo que Ela própria é representada como uma mulher com cabeça de leão. Livra dos males do espirito.
A sintonia com estas oito Matrkas é estabelecida logo no inicio de qualquer disciplina espiritual. Ela é feita através da recitação de seus Mantras, sua visualização e da oferta de gratidão (Dravyas). A gratidão não se demonstra com improvisação verbal ou habilidade retórica mas sim com algo sólido e palpável que reafirma a realidade de nossas intenções. A oferta de uma flor (ou pétalas), oblação de agua (Tarpana), oferta de lamparinas (ou velas) ou incenso são maneiras simples de interagir com as Matrkas através das forças elementais e dos nossos sentidos (Jñanendriyas), evitando assim a adoração insipida, de mãos vazias.
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