“ Da mesma
forma que o leite que é produzido através do corpo inteiro de uma vaca só é extraído
através de suas tetas, o Supremo Atman, apesar de omnipresente, só se manifesta
através das representações da Divindade.
Os Tantras
enumeram 16 possiveis representações: 1. o fogo (* como numa cerimônia de
fogo), 2. a
água (* instalação de uma Kalasha), 3. num Linga, 4. Yantra, 5. num pote ou
altar cavado, 6. gravura (pintura em tecido), 7. Mandala purificada, 8. numa lança ou Trishula 9. Yantra permanente, 10. Yantra temporário, 11.
num pedestal (* ou trono), 12. Murti, 13. nas cinzas de uma cerimônia de fogo,
14. num ponto central, 15. coração, 16. numa representação de uma cabeça.
O Sadhaka é
instruído a adorar em qualquer uma destas representações da Divindade de acordo
com suas qualificações. Todas estas são extremamente positivas para se alcançar
Yoga Siddhi, ou seja, sucesso no Yoga. Com o auxilio do Dharana (concentração
mental) o Ishta Devata, a Deidade escolhida, se manifesta na representação da
Divindade.
As
representações da Divindade são extremamente benéficas ao Mantra Yoga. Descrições
detalhadas das representações da Divindade foram reveladas nos Vedas e nos Tantras.
" É adequado começar a adoração somente após a evocação da Deidade nas suas representações. Porém tanto a evocação (Avahana/Svagatam) quanto a despedida (Visarjana) não são necessárias no caso de uma Murti ou representação permanente, no fogo purificado pelos rituais e na água. “
" É adequado começar a adoração somente após a evocação da Deidade nas suas representações. Porém tanto a evocação (Avahana/Svagatam) quanto a despedida (Visarjana) não são necessárias no caso de uma Murti ou representação permanente, no fogo purificado pelos rituais e na água. “
MantraYoga
Samhita, tema 47
Na foto: um
Shaiva Sadhaka, ou seja, um praticante dos Mantras do Senhor Shiva abraçado ao
Shiva Linga durante a cerimônia de Vibhuti Abhisheka, o sagrado banho de
cinzas.
Um comentário:
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