sexta-feira, 29 de abril de 2016

Datas Auspiciosas de Maio de 2016



Existem dias que são especiais para a realização de disciplinas espirituais pois neles acontecem momentos astrológicos específicos que aumentam os méritos (Punya) adquiridos pelas ações executadas. Os devotos que desejam progredir em suas atividades profissionais e pessoais devem agradecer através da meditação e das ofertas de gratidão (Dravyas). Para aqueles que não possuem interesses com as coisas do mundo, ex. celibatários e monges, o agradecimento pode ser feito apenas recitando os Mantras mentalmente. Há cinco dias muito auspiciosos para a celebração do dom da vida (Yajña). Seguem abaixo as datas de Yajña, o ideal de perfeição à ser atingido (Devata), as palavras de poder (Mantra) e a oferta de gratidão (Dravya). .

Chaturthi, dia 09 – Dia de remover os obstáculos que para garantir o sucesso em todos os empreendimentos. Mantra: “Om Gaṁ Gaṇapataye Namaḥ” recitado 108 vezes. Dravya: doces.

Saptami, dia 12 – Dia de agradecer pela boa saúde, boa reputação e harmonia. Mantra: “Om Sūryāya Namaḥ” recitado 108 vezes. Dravya: agua fresca.

Ashtami, dia 13 – Dia de se fortalecer pra obter alegrias na vida e a Liberação Final (Moksha). Mantra: “Om Krīṁ Kālyai Namaḥ” recitado 108 vezes. Dravyas: agua perfumada com cânfora, flores vermelhas (Hibisco). .

Ekadashi, dia 16 – Dia de lembrar os mais altos ideais: o Yajña e as austeridades espirituais. Mantra: “Om Klīṁ Viṣṇave Namaḥ” recitado 108 vezes. Dravya: folhas de Tulasi (Ocimun Sanctum).

Chaturdashi, dia 20 – Dia de meditar como um benéfico observador de todas as ações. Mantra: “Om Namaḥ Śivāya” recitado 108 vezes. Dravya: folhas de Bilva (Aegle Marmelos).


Para os Sadhakas iniciados as escrituras Tantricas dão uma lista de ocasiões auspiciosas para suas disciplinas espirituais.
कृष्णाष्टमीचतुर्द्दश्यावमावास्याथ पूर्णीमा।
संक्रान्तिः पञ्च पर्वाणि तेषु पुण्यदिनेषु च॥ ८॥
kṛṣṇāṣṭamīcaturddaśyāvamāvāsyātha pūrṇīmā |
saṁkrāntiḥ pañca parvāṇi teṣu puṇyadineṣu ca || 8 ||

“ O oitavo, o décimo-quarto e o Amavasya da quinzena escura, a lua cheia, e o dia de transição do Sol entre os signos são as cinco ocasiões auspiciosas para adoração. " 
Kularnava Tantra, capítulo X verso VIII.

Em Maio de 2016 estes dias auspiciosos serão:
dia 05 – Chaturdashi (décimo-quarto dia da quinzena escura);
dia 06 – Amavasya (“Lua Negra”, a noite mais escura do mês lunar);
 dia 15 – Sankranti (Sol entra no signo de Touro/Taurus);
dia 21 - Purnima (Lua cheia);
dia 29 – Ashtami (oitavo dia da quinzena escura); .

Mêses Védicos: Chaitra - do dia 01 até o dia 06. No dia 07 de Maio começa o mês Védico de Vaishaka.

Os Adityas responsáveis por esta estação são: Vivasvat – os costumes ancestrais, a lei, o respeito ao direito adquirido e Indra – a coragem , a liderança nascidas da plena confiança na força da Divindade.
Os Adityas são a personificação dos conceitos morais e éticos, nascidos da Grande Deusa Aditi. Eles são 12 ao todo, sempre em pares, um rege a inter-relação entre os homens e o outro rege a relação entre os homens e as formas da Divindade. Eles nos sugerem as virtudes que deveríamos cultivar no período.

Neste mês os Doshas da Medicina Ayurvédica sofrem a seguinte influencia: Pitta agrava-se ; Vata alivia-se; Kapha não sofre alterações relevantes. Os três biotipos reconhecidos pelo Ayurveda são Kapha, Pitta e Vata e cada pessoa apresenta uma particular distribuição destes três. Á cada período do ano, de acordo com as mudanças de temperatura, umidade, exposição a luz solar etc ... estes Doshas podem acumular-se, agravar-se ou aliviar-se. Para manter o equilíbrio são recomendados alimentos apropriados e práticas espirituais especificas. 

Nenhum comentário: