Nos rituais Tantrikos uma das formas mais celebradas do Senhor Shiva é
a sua forma esotérica e irada de Bhairava, sobre a qual se afirma que traz
Moksha (Liberação do ciclo de renascimentos) de maneira mais imediata. O próprio Bhairava se apresenta sob multiplas manifestações que são relevantes as disciplinas espirituais praticadas pelos
Sadhakas Tantrikos. Vamos conhecer algumas delas:
Começaremos por Ananda Bhairava, que junto à sua consorte Ananda Bhairavi, são as formas da Divindade que garantem a presença de Ananda (bem-aventurança) nos ritos onde se oferecem os cinco Ms. Seu Mantra é usado nesta consagração especial juntamente à Mudras e procedimentos específicos.
Uma outra manifestação importante é a de MahaKala Bhairava é um grande protetor da tradição Tantrika e pode ser adorado num ShivaLingam. Ele remove obstáculos que dificultam a prática e abençoa o Sadhaka com uma objetividade centrada nos aspectos mais espirituais do ser. MahaKala Bhairava é o consorte de Dakshina Kali, é Ele que se apresenta sob os pés Dela nas famosas Murtis produzidas no estado da Bengala - India.
Ambas as formas (Ananda Bhairava e MahaKala Bhairava) são comumente propiciadas através de um cabeça ritual que é preparada de forma especial. Esta prática é anterior ao período das dinastias dos reis Malla do Nepal que eram assistidos pela classe sacerdotal dos Newar. Ela permanece até hoje em vários círculos Kaula.
Começaremos por Ananda Bhairava, que junto à sua consorte Ananda Bhairavi, são as formas da Divindade que garantem a presença de Ananda (bem-aventurança) nos ritos onde se oferecem os cinco Ms. Seu Mantra é usado nesta consagração especial juntamente à Mudras e procedimentos específicos.
Uma outra manifestação importante é a de MahaKala Bhairava é um grande protetor da tradição Tantrika e pode ser adorado num ShivaLingam. Ele remove obstáculos que dificultam a prática e abençoa o Sadhaka com uma objetividade centrada nos aspectos mais espirituais do ser. MahaKala Bhairava é o consorte de Dakshina Kali, é Ele que se apresenta sob os pés Dela nas famosas Murtis produzidas no estado da Bengala - India.
Ambas as formas (Ananda Bhairava e MahaKala Bhairava) são comumente propiciadas através de um cabeça ritual que é preparada de forma especial. Esta prática é anterior ao período das dinastias dos reis Malla do Nepal que eram assistidos pela classe sacerdotal dos Newar. Ela permanece até hoje em vários círculos Kaula.
Bastante comum é a
representação das oito formas de Bhairava que estão associados as direções do
espaço e tem como consortes as oito Matrkas (Mães Divinas) formando uma bela
Mandala de adoração Tantrika. Estes Bhairavas possuem características
peculiares que os diferenciam entre si e fornecem elementos à suas liturgias.
São eles: Asitanga Bhairava, Ruru Bhairava, Chanda Bhairava, Krodha Bhairava,
Unmatta Bhairava, Kapala Bhairava, Bhishana Bhairava e Samhara Bhairava. Destes,
Asitanga Bhairava é o primeiro e está posicionado em direção ao Leste.
Ruru Bhairava é associado às formas mais viris de Shiva. Chanda Bhairava, de cor
vermelha, possue características guerreiras e protege seus Sadhakas das forças
do submundo e do reino dos mortos. Também está associado às oito Shaktis que
formam uma das cortes da Mandala de Kali Devi. Krodha Bhairava se apresenta numa postura
de dança e protege dos malefícios. Um de Seus Mantras facilita o desapego às
coisas do plano material. Unmatta Bhairava é belo e atraente e representa a própria consolidação do Dharma, ou seja, das forças de
coesão social. Sua consorte entre as oito Matrkas é Varahi, a Deusa que
simboliza o sacrifício ritual. Possui Urdhva Linga e apresenta-se embriagado.
Kapala Bhairava é patrono de todos aqueles que realizam Sadhanas nos campos crematórios
e simboliza o Maha Vrata. Ele também carrega um peixe e teria sido propiciado
pelo próprio Matsyendra Natha, o mítico revelador do Kaula Dharma neste
Kali-Yuga. Bhishana Bhairava é o terrível iniciador e auxilia aqueles que querem superar
a visão dualista do mundo. Ele instila o terror porque é aquele que lembra da
inevitabilidade da morte. Samhara Bhairava está diretamente associado à Kala Agni, o fogo do Tempo, e a dissolução
final que acontece ao término de cada ciclo de existência e, portanto, nos remete
à obtenção de Moksha.
Os oito Bhairavas (AshtaBhairava) são geralmente adorados
junto à suas consortes que são as oito Matrkas, formando os seguintes casais:
01. Asitanga Bhairava e Brahmani (Brahmi) Matrka, 02. Ruru Bhairava e Maheshvari,
03. Chanda Bhairava com Kaumari Matrka, 04. Krodha Bhairava junto à Vaishnavi (Narayani),
05. Unmatta Bhairava e Varahi Devi Matrka, 06. Kapala Bhairava com Indrani (também
conhecida como Aindri, Indrayani ou Aparajita) Matrka, 07. Bhishana Bhairava
junto à Chamunda Matrka e por fim 08. Samhara Bhairava e Narasimhi Matrka.
Há também uma representação de Bhairava como menino que é
chamada de Batuka Bhairava. Juntamente com Ganesha ele é adorado através de
dois meninos que os representam. Esta prática é belamente descrita no Kularnava
Tantra que também menciona, e fornece a base escritural, ao Kumari Puja
inicialmente praticado pelas cortes dos reis Malla do Nepal e que
posteriormente se popularizou entre todas as tradições Tantrikas do
subcontinente Indiano. No Kumari Puja uma menina é escolhida para representar a
própria Deusa encarnada e é adorada com doces, roupas e muitas homenagens. Ser
escolhida para representar a Deusa durante as celebrações de NavaRatri é uma
grande honra para qualquer menina das famílias tradicionais e é
motivo de muitas alegrias.
Os ritos Tantrikos são, em geral, finalizados pela adoração de
uma Deidade que representa a pura e inocente satisfação com tudo o que foi oferecido
e a complacência diante de eventuais falhas. Esta Deidade é chamada de
Uchchishta Devata e todas as formas de Bhairava tem como Uchchishta Devata o
próprio Uchchishta Bhairava que recebe oferta de flores, perfumes e grãos de
arroz para eliminar todos os obstáculos às disciplinas espirituais, conforme descrito
em seu Dhyanam:
गन्धपुष्पाक्षतैः पूज्य ध्यायेदुच्छिष्टभैरवम् ।
gandhapuṣpākṣataiḥ pūjya dhyāyeducchiṣṭabhairavam |
गदात्रिशूलडमरुपात्रहस्तं त्रिलोचनम् ।
gadātriśūlaḍamarupātrahastaṁ trilocanam |
कृष्णाभं भैरवं ध्यायेत् सर्वविघ्नवारणम्
॥
kṛṣṇābhaṁ bhairavaṁ dhyāyet sarvavighnavāraṇam ||
Um das principais escrituras com práticas Tantrikas é o
“Vijñana Bhairava” onde 112 meditações (Dharanas) são mencionadas para auxiliar
o adepto na obtenção de estados contemplativos muito relevantes em sua jornada
espiritual. Estas meditações podem ser ainda mais aprofundadas através do
contexto ritual apropriado e a adoração em Chakra apresenta um momento bastante
auspicioso para a sua prática.
" Ò nobre Senhora, apesar desta ser a parte mais secreta
dos Tantras eu falarei
à Ti sobre ela que foi exposta para esclarecer sobre as formas de Bhairava. "
Vijñana Bhairava verso 8
à Ti sobre ela que foi exposta para esclarecer sobre as formas de Bhairava. "
Vijñana Bhairava verso 8
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