Mantra Siddhi & Purashcharana
Cada Mantra possui uma energia intrínseca determinada pelo
seu Mantra Chaitanya, ou seja, pela consciência ou Bhavana (humor) que habita o
Mantra. A conquista desta consciência e a capacidade de utilização efetiva do
Mantra é o que é geralmente chamado de Mantra Siddhi (o sucesso na aplicação de
um Mantra).
Com um exemplo simples talvez a idéia fique um pouco mais
clara, digamos que o Sadhaka deseje obter Mantra Siddhi de um Mantra associado
à saúde. Ele deverá recitar o mantra pelo numero mínimo determinado, de forma à
conseguir projetar efetivamente a energia do Mantra (Mantra Shakti) e facilitar
o processo de cura de um doente ou abençoar uma pessoa comum para que ela tenha
uma saúde robusta.
O processo pelo qual um Mantra é tornado eficaz (Siddha) para
o uso de um determinado adepto é chamado
de Purashcharana. O verso 8 do capitulo 15 do Kularnava Tantra nos dá as
indicações para ter sucesso neste procedimento:
पूजा त्रैकालिकी नित्यं जपस्तर्पणमेव च।
होमो ब्राह्मणभुक्तिश्च पुरश्चरणमुच्यते॥
८॥
pūjā traikālikī nityaṁ japastarpaṇameva ca |
homo brāhmaṇabhuktiśca puraścaraṇamucyate || 8 ||
“ A adoração nos três horários determinados, a recitação
diária, as oblações, a cerimonia de fogo e a satisfação de Brahmanes são as etapas
do Purashcharana. “
A adoração nos três horários determinados se refere ao Sandhya
Vandanam que é um Nitya Karma, ou seja, uma atividade que deve ser realizada
diariamente. O Sandhya Vandanam possui um forma Védica (Vaidika) e uma forma
Tantrica (Tantrika), ambas podem ser realizadas caso o adepto seja qualificado.
Este procedimento é um pré-requisito à todas as demais atividades rituais do
dia e, portanto, é indispensável. A recitação diária se refere ao Japa; as
oblações são o Tarpana feito com o Mantra que é objeto da Sadhana durante os
três horários do dia; a cerimonia de fogo é o Homa onde o Mantra praticado será
recitado junto com a interjeição ritual “Svaha”. Por fim, Brahmana Bhukti é o
ato de satisfazer aos Brahmanes, geralmente através de refeições que lhes são
servidas.
Existe uma proporção especifica à ser adotada nesta sequência
de procedimentos. O Mantra é recitado um determinado numero de vezes, digamos
por exemplo, 3.000. Um décimo deste valor, ou seja, 300 é o numero de vezes que
os itens rituais devem ser oferecidos ao fogo durante o Homa. Um décimo do
numero de oferendas ao fogo (Ahutis) é feito em Tarpana, ou seja, 30 Tarpanas
(oblações) com a recitação do Mantra. Um décimo deste numero será a quantidade
de Brahmanes à serem servidos, ou seja, 3.
Na prática o adepto fará 30 oblações (Tarpana) com o Mantra à
cada horário do SandhyaVandanam – manhã, meio-dia e por-do-Sol. Durante o dia
selecionará seu tempo livre para cumprir as 3.000 recitações diárias prescritas
que podem, entretanto, ser divididas em vários intervalos. Em geral à noite,
fará um Homa com 300 oferecimentos (de ghee ou do item prescrito) ao fogo
sagrado. O Brahmana Bhukti pode ser um almoço, jantar ou até mesmo um belo lanche
servido aos convidados – três segundo nosso exemplo. Desta forma, em apenas 10
dias, um Sadhaka determindo poderá colher os frutos da recitação do Mantra
feita 30.000 vezes. Todo este processo pode ser dividido de forma proporcional
para que seja viável á rotina semanal do interessado. Desta forma a realização do Mantra Siddhi levará
mais dias conforme o esforço dedicado à esta disciplina.
Durante o Chakra Puja há
uma grande oportunidade de acelerar todo este processo, um dos Mantras
recitados antes do Chakra afirma que cada Patra ali oferecido é como uma grande
oferenda (Ahuti) numa cerimonia de fogo onde Brahman é o fogo, a oferenda e o
rito com seus Mantras. Portanto cada recitação feita em Chakra Puja equivale à
dez recitações feitas em outras ocasiões. Neste momento o Sadhaka, desejoso de
alcançar frutos no mundo, não deve se entregar à indolência ou à divagação
estéril mas sim perseverar em suas disciplinas. Os frutos das ações (Karma
Phala) executadas em Chakra são colhidos
rapidamente. Jaya Ma !
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