segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Datas Auspiciosas de Janeiro de 2018

Aspectos Gerais:


Os Adityas responsáveis por esta estação, Grishma (Verão), são:
Aryaman – que representa a honra e o bom caráter, ou seja, os nobres valores entre os homens. Num sentido geral ele personifica as regras do bom comportamento social que tornam a convivência saudável; e
Daksha – que representa a sensibilidade para lidar com os Deuses, ou seja, a aptidão ritual. Num sentido geral é a capacidade de se relacionar de forma harmônica com imensas forças da natureza que podem interagir com o homem.

Sob esta regência o momento é propicio para aprimorarmos nossas capacidades de comunicação e fazermos uma reflexão sobre os valores que motivam nossas ações.

Durante o periodo Védico os Adityas são a personificação dos conceitos morais e éticos, nascidos da Grande Deusa Aditi. Eles são 12 ao todo, sempre em pares, um rege a inter-relação entre os homens e o outro rege a relação entre os homens e as formas da Divindade. Eles nos sugerem as virtudes que deveríamos cultivar no período. Num periodo tardio estes adityas passaram à ser identificados como formas do Deus Sol, Surya Deva.

Duvidas ? entre em contato com o Rudra - rudrananda@kaulatantra.org



Para o seu bem-estar e prosperidade:



विष्णुः शिवोगणेशोर्कोदुर्गा पञ्चैवदेवताः  ।
आराध्याः सिद्धिकामेन तत्तन्मन्त्रैर्यथो दितम्  ॥ १०२  ॥
viṣṇuḥ śivogaṇeśorkodurgā pañcaivadevatāḥ   |
ārādhyāḥ siddhikāmena tattanmantrairyatho ditam   || 102   ||
“ O Senhor Vishnu, Shiva, Ganesha, Surya Deva e a Deusa são as cinco Deidades que, quando propiciadas através dos Mantras, garantem a realização de todos os desejos. “
Mantra MahoDadhi, capitulo I, verso 102

Existem dias que são especiais para a realização de disciplinas espirituais pois neles acontecem momentos astrológicos específicos que aumentam os méritos (Punya) adquiridos pelas ações executadas. As ações de gratidão (Puja, Homa e outras) podem ser feitas nestes dias para obter um resultado ainda mais favorável.

Os devotos que desejam progredir em suas atividades profissionais, familiares e pessoais devem agradecer através da meditação e das ofertas de gratidão (Dravyas). Para aqueles que não possuem interesses com as coisas do mundo, ex. celibatários e monges, o agradecimento pode ser feito apenas recitando os Mantras mentalmente.

Há cinco dias muito auspiciosos para a celebração do dom da vida (Yajña). Seguem abaixo as datas de Yajña, o ideal de perfeição à ser atingido (Devata) em cada uma dessas datas, as palavras de poder (Mantra) e a oferta de gratidão (Dravya). .  

Chaturthi, dia 20 – Dia de remover os obstáculos que para garantir o sucesso em todos os empreendimentos. Mantra: ॐ गणेशाय नमः  “Om Gaṇeśāya Namaḥ  recitado 108 vezes. Dravya: doces, sucos, frutas, flores vermelhas.

Saptami, dia 23 – Dia de agradecer pela boa saúde, boa reputação e harmonia. Mantra: ॐ सूर्यदेवाय नमः  “Om Sūryadevāya Namaḥ”  recitado 108 vezes.
Dravya: grãos de arroz, agua fresca, flores vermelhas.

Ashtami, dia 24 – Dia de se fortalecer pra obter alegrias na vida e a Liberação Espiritual (Moksha). Mantra: ॐ काल्यै नमः  “Om Kālyai Namaḥ” recitado 108 vezes.
Dravyas: lamparina de cânfora, agua perfumada com cânfora, flores vermelhas (Hibisco).

Ekadashi, dia 27  – Dia de lembrar os mais altos ideais: o Yajña e as austeridades espirituais. Mantra: ॐ विष्णवे नमः  “Om Viṣṇave Namaḥ” recitado 108 vezes. Dravya: folhas de Tulasi (um tipo de manjericão), leite, flores amarelas.

Chaturdashi, dia 30 – Dia de meditar como um benéfico observador de todas as ações. Mantra: ॐ नमः शिवाय  “Om Namaḥ Śivāya” recitado 108 vezes.
Dravya: leite, iogurte natural, folhas de Bilva (Aegle Marmelos), flores brancas.



Para a sua Saúde:


Os três biotipos reconhecidos pelo Ayurveda são Kapha, Pitta e Vata e cada pessoa apresenta uma particular distribuição destes três. Á cada período do ano, de acordo com as mudanças de temperatura, umidade, exposição a luz solar etc ... estes Doshas podem acumular-se, agravar-se ou aliviar-se. Para manter o equilíbrio são recomendados alimentos apropriados e práticas espirituais especificas. Neste mês os Doshas da Medicina Ayurvédica sofrem a seguinte influencia:

Vata: Acumula-se mas ainda não é necessário ter cuidados especiais para evitar um possível agravamento deste Dosha.
Pitta: mantém-se estável.
Kapha: Alivia-se e pode desfrutar do aumento de energia e disposição promovido por esta estação.

Para identificar seu biótipo procure um terapeuta Ayurvédico de sua confiança.



Para as Sadhanas e práticas inicáticas:


Para os Sadhakas iniciados as escrituras Tantricas dão uma lista de ocasiões auspiciosas para suas disciplinas espirituais.

कृष्णाष्टमीचतुर्द्दश्यावमावास्याथ पूर्णीमा।
संक्रान्तिः पञ्च पर्वाणि तेषु पुण्यदिनेषु च॥ ८॥
kṛṣṇāṣṭamīcaturddaśyāvamāvāsyātha pūrṇīmā |
saṁkrāntiḥ pañca parvāṇi teṣu puṇyadineṣu ca || 8 ||

“ O oitavo, o décimo-quarto e o Amavasya da quinzena escura, a lua cheia, e o dia de transição do Sol entre os signos são as cinco ocasiões auspiciosas para adoração. "
Kularnava Tantra, capítulo X verso VIII.

Em Janeiro de 2018, conforme a Astrologia Védica, estes dias auspiciosos serão:

dias 01 e 30 - Purnima (Lua cheia);
dia 08 – Ashtami (oitavo dia da quinzena escura);
dia 14 – Sankranti (Sol entra no signo de Capricórnio / Makara);
dia 14 – Chaturdashi (décimo-quarto dia da quinzena escura);
dia 15 – Amavasya (“Lua Negra”, a noite mais escura do mês lunar);



Para o Sankalpa, a identificação do local e momento de cada ação:



Mês Védico
O mês Védico é usado para estabelecer a data correta de ritos e práticas espirituais. Ele se inicia logo após a Lua Nova e termina na Lua Nova seguinte. Ele é dividido em duas quinzenas: a quinzena clara (Shukla Paksha) que vai da Lua Nova até a Lua Cheia e a quinzena escura (Krishna Paksha) que vai da Lua cheia até a Lua Nova seguinte.

Mêses Védicos: Pushya - do dia 01 até o dia 16. Magha – à partir do dia 17 até o fim do mês.

Ano Védico
O ano Védico (Samvatsara) tem sido contato por dois eventos principais: ou o momento no qual o Senhor Krishna deixou seu corpo em 18 de Fevereiro de 3102 a.c.(data correspondente no calendário ocidental contemporaneo), ou seja, o inicio da Era de Ferro (Kali Yuga) ou a vitória na guerra contra os inimigos do Dharma durante o reinado do rei Vikram Aditya que viveu de 102 a.c. até 15 d.c.

Ano 5119 do Kali Yuga.
Ano 2074 de Vikram Mitra.

Um comentário:

João Freitas disse...

Muito bom , muito auspicioso gratidão! !! Jay Maa.
Devananda Devi Dasi