quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Kali Puja simples




Kali Puja Simples



Segue abaixo o texto de introdução do livro "Simple Kali Puja" de nosso amigo Swami Bhajanananda do Kali Mandir. Nele o Swami comenta sobre sua bela tradição de adoração à Mãe Kali. Jaya Ma !


“ Reze à Mãe Divina com um coração buscador. Vê-la dissolve todo o anseio pelo mundo e destrói completamente todo o desejo e toda ambição. Isto acontece instantaneamente se você pensar Nela como se fosse sua própria mãe. Ela não é, de forma alguma, sua madrasta. Ela é sua própria mãe. “
- Shri RamaKrishna

Na Índia têm havido, por milhares de anos, uma tradição contínua de adorar à Deus na forma da Divina Mãe Kali. Ma Kali é aquela para A qual todos nascem e para A qual todos devem eventualmente retornar. Ela é o poder final de criação, preservação e destruição. Apesar da iconografia da Deusa Kali possuir um profundo significado místico e simbólico, a essência Dela é simples: transformação. Amá-La transforma as nossas vidas. Ela aniquila as limitações, purifica os corações, preenche as vidas com prazer e protege Seus filhos de formas que só são compreensíveis àqueles que prestam adoração, amam e dependem Dela.

O Kali Puja é a antiga ciência e arte de invocar e prestar adoração à Mãe Divina – um poderoso método de oferecer nosso amor e devoção. Este pequeno manual apresenta uma cerimonia simples na tradição de Shri RamaKrishna, que adorou a Mãe Divina com devoção desapegada e um coração buscador. Com a prática, esta Puja pode ser completada em um tempo reduzido. Ela pode ser usada para a adoração diária ou para os dias especiais que são sagrados à Ela, como o dia da lua nova (Amavasya).

A nossa meta numa Puja é evocar a Divindade, tornar a presença Divina algo perceptível. Para fazê-lo nós primeiro despertamos a Divindade  em nosso interior através de uma série de atos purificatórios. A Puja é um redirecionamento consciente da nossa mente e nossos sentidos em direção à Realidade sempre presente. A nossa fala se torna purificada pela recitação de Mantras sagrados; as nossas ações pelo uso de gestos manuais e oferendas físicas; os nossos pensamentos pela meditação e visualização. Redirecionamento, purificação e transformação: este é o processo pelo qual o Divino é desperto.

A Puja contém uma sintaxe única em si-mesma, utilizando convenções sagradas para expressar intenções espirituais. Os Mantras em língua Sânscrita recitados na Puja são fórmulas sagradas – o Divino como vibração sonora. Cada som do alfabeto Sânscrito é uma manifestação vibratória de um aspecto da consciência. Estes sons simples combinam-se para formar sílabas-semente as quais são qualitativamente idênticas à Deidades especificas. Quando pronunciadas com intenção focada, estas sílabas possuem um tremendo poder.

Para esta Puja você vai precisar de um Achamana-Patra (um copinho com uma colher de cobre, bronze ou prata) cheio de agua fresca. Você também vai precisar de um sino sobre um pequeno pratinho; incenso e incensório; uma vela ou lamparina de óleo; fósforos;  pasta de sândalo recém ralada; perfume; uma pratinho de flores enxaguadas; e um prato de doces, frutas ou nozes com um copo d’agua. Todos os utensílios devem ser usados somente para Puja. Todas as oferendas são feitas com a mão direita e o sino é tocado com a mão esquerda.

O seu altar deve ter uma gravura, foto ou estátua de Kali, uma foto de seu Guru e uma imagem de Ganesha. Você também deveria ter um Asana (assento de meditação) para sentar-se, tal qual um tapetinho feito de fibras naturais. A limpeza, a pureza, a atenção e a devoção são importantes e vitais numa Puja. As escrituras declaram que o adepto deve ser devidamente iniciado por um Guru antes de realizar rituais Tantrikos.

Antes de começar, escove seus dentes, tome um banho completo e vista roupas limpas usadas apenas para Puja. È tradição que os homens usem apenas um tecido sem costuras (Dhoti) durante a adoração, deixando a parte superior do corpo sem trajes. Certifique-se que você tem tudo o que é necessário antes de começar. Preste reverências, sente-se em seu Asana numa postura meditativa, acenda a lamparina e o incenso e silenciosamente repita o seu Mantra. Sinta que a sua Mãe Divina está perante você, aguardando para aceitar sua adoração.

Texto de introdução do livro “Simple Kali Puja – Instructions for Ritualistic Worship of Dakshina Kali”, páginas 4 e 5. Escrito por Swami Bhajanananda Saraswati.
Contatos em Inglês ou Espanhol com Swami Bhajanananda Saraswati: bhajanananda@yahoo.com

Que Mãe Kali nos abençoe

Templo de Kali
Rudrananda Saraswati

Nenhum comentário: