domingo, 3 de março de 2019

Maha Shiva Ratri


               O MahaShivaRatri, ou seja, “a Grande Noite de Shiva” é o maior festival anual dedicado ao Senhor Shiva. Há festivais menores celebrados mensalmente, estes são conhecidos apenas como “ShivaRatri”. Todo ShivaRatri acontece numa única noite que é a décima quarta noite (Chaturdashi) da quinzena escura (Krishna Paksha) de cada mês lunar. Esta noite precede a noite do Amavasya (Lua Negra, Lua Nova) que é o momento astrológico de conjunção da Lua (Senhor Shiva) com o Sol (Shakti, a Deusa). Este momento do ciclo lunar mensal é belamente narrado nas escrituras Pauranikas (Puranas) como o “casamento” de Shiva e Parvati que naturalmente antecede a sua “união” da noite seguinte. O MahaShivaRatri é celebrado no mês Védico de Magha.

               O festival de MahaShivaRatri é uma Naimittika Puja, ou seja, uma celebração, uma Puja, feita fora dos padrões rotineiros. Esta outra é chamada de Nitya Puja, ou seja, uma Puja de rotina. O que transforma uma data qualquer em uma data de festival é a nossa conexão, o nosso alinhamento com os motivos daquela celebração da mesma forma que a data da celebração das Bodas de Prata (25 anos de casamento) do senhor e senhora Albuquerque só são significativos para as suas famílias e amigos. É o nosso poder espiritual de consagração que torna momentos, pessoas ou objetos especiais. O festival só acontece para aqueles que agem e tornam aquele dia um dia diferente; um Guru só está presente para aqueles que consagraram um homem ou mulher comuns como representantes de Shiva e Shakti; uma estátua só deixa de ser um mero objeto de decoração e torna-se uma Murti (materialização da Divindade) entre aqueles que dedicaram a ela seu carinho especial através dos ritos prescritos.

               A maneira mais simples de festejar o MahaShivaRatri é recitar o Panchakshara Mantra (Mantra de cinco silabas) do Senhor Shiva – NamaH Shivaya. Para aqueles devotos que já o fazem diariamente há a opção de aumentar o numero de repetições ou realizar as Pujas e Abhishekas que já sabem como fazer. O momento de um festival não é adequado para “testar” a realização de uma Puja ou qualquer outro procedimento que já não seja conhecido. Este aprendizado e familiarização devem ser feitos previamente em momento oportuno e sob orientação adequada.

Nenhum comentário: