terça-feira, 5 de março de 2019

Etiqueta básica em Templos


               Muitos interessados no Dharma gostariam de visitar um Templo que siga as prescrições tradicionais mas sentem-se desconfortáveis com a possibilidade de “cometer alguma gaffe”. Este pequeno guia traz algumas dicas para a sua visita.

               Alguns cuidados são relevantes para todos.
               Os Templos são a residência de formas especificas da Divindade e os devotos vão lá para ter o Darshana, ou seja, a visão espiritual, destas formas. Portanto não vá aos Templos de mãos vazias. Flores, frutas, um saco de arroz cru, uma caixinha de leite ou de canfora são itens sempre usados e benvindos.
               Use roupas confortáveis mas que mantenham o devido decoro, lembre-se que talvez tenha que sentar-se no chão durante algum tempo. As meias devem estar limpas. Os sapatos serão tirados nos locais onde acontecem as cerimônias. Evite apontar as solas dos pés em direção às representações da Divindade.
               Diante da representação da Divindade evite conversas vãs, muitos estarão ali para recitar silenciosamente os Mantras de sua Sadhana e interferências devem ser evitadas.
               Em várias tradições as Deidades são adoradas com Mantras específicos que o leigo não teve acesso, portanto se desejar uma Puja ou qualquer outro ritual solicite a presença de um Pujari autorizado que saberá quais Mantras usar.

               Além do que se aplica à todos podemos comentar sobre a etiqueta de boa conduta entre os membros da família espiritual (ou aqueles interessados em sê-lo).
               Há muita coisa à se fazer num local de adoração. Ofereça-se como voluntário para auxiliar no que for necessário. Este serviço devocional voluntário é chamado de Seva e é essencial para manter o bom andamento das atividades. Varrer o local, limpar os metais do altar, fazer os arranjos de flores ou ajudar a servir a Prasada aos visitantes são atividades que podem ser feitas por todos e não desmerecem ninguém ao fazê-lo.


No vídeo: Pujaris (sacerdotes) do Templo de MahaKaleshvara (uma das formas do Senhor Shiva) limpam o Garbha Grha (Sanctum Santorum do Templo) antes da Puja.
              



Nenhum comentário: