quinta-feira, 22 de junho de 2017

Representações da Divindade






“ Da mesma forma que o leite que é produzido através do corpo inteiro de uma vaca só é extraído através de suas tetas, o Supremo Atman, apesar de omnipresente, só se manifesta através das representações da Divindade.

Os Tantras enumeram 16 possiveis representações: 1. o fogo (* como numa cerimônia de fogo), 2. a água (* instalação de uma Kalasha), 3. num Linga, 4. Yantra, 5. num pote ou altar cavado, 6. gravura (पट  - pintura em tecido), 7. Mandala purificada, 8. numa lança ou Trishula  9. Yantra permanente, 10. Yantra temporário, 11. num pedestal (* ou trono), 12. Murti, 13. nas cinzas de uma cerimônia de fogo, 14. num ponto central, 15. coração, 16. numa representação de uma cabeça.

O Sadhaka é instruído a adorar em qualquer uma destas representações da Divindade de acordo com suas qualificações. Todas estas são extremamente positivas para se alcançar Yoga Siddhi, ou seja, sucesso no Yoga. Com o auxilio do Dharana (concentração mental) o Ishta Devata, a Deidade escolhida, se manifesta na representação da Divindade.

As representações da Divindade são extremamente benéficas ao Mantra Yoga. Descrições detalhadas das representações da Divindade foram reveladas nos Vedas e nos Tantras. É adequado iniciar-se a adoração somente após a evocação da Deidade nas suas representações. Porém tanto a evocação (Avahana/Svagatam) quanto a despedida (Visarjana) não são necessárias no caso de uma Murti ou representação permanente, no fogo purificado pelos rituais e na água. “
MantraYoga Samhita, tema 47

Na foto: um Shaiva Sadhaka, ou seja, um praticante dos Mantras do Senhor Shiva abraçado ao Shiva Linga durante a cerimônia de Vibhuti Abhisheka, o sagrado banho de cinzas.

Um comentário:

Helmut Dempewolf disse...


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