quinta-feira, 22 de junho de 2017

Representações da Divindade






“ Da mesma forma que o leite que é produzido através do corpo inteiro de uma vaca só é extraído através de suas tetas, o Supremo Atman, apesar de omnipresente, só se manifesta através das representações da Divindade.

Os Tantras enumeram 16 possiveis representações: 1. o fogo (* como numa cerimônia de fogo), 2. a água (* instalação de uma Kalasha), 3. num Linga, 4. Yantra, 5. num pote ou altar cavado, 6. gravura (pintura em tecido), 7. Mandala purificada, 8. numa lança ou Trishula  9. Yantra permanente, 10. Yantra temporário, 11. num pedestal (* ou trono), 12. Murti, 13. nas cinzas de uma cerimônia de fogo, 14. num ponto central, 15. coração, 16. numa representação de uma cabeça.

O Sadhaka é instruído a adorar em qualquer uma destas representações da Divindade de acordo com suas qualificações. Todas estas são extremamente positivas para se alcançar Yoga Siddhi, ou seja, sucesso no Yoga. Com o auxilio do Dharana (concentração mental) o Ishta Devata, a Deidade escolhida, se manifesta na representação da Divindade.

As representações da Divindade são extremamente benéficas ao Mantra Yoga. Descrições detalhadas das representações da Divindade foram reveladas nos Vedas e nos Tantras. 
" É adequado começar a adoração somente após a evocação da Deidade nas suas representações. Porém tanto a evocação (Avahana/Svagatam) quanto a despedida (Visarjana) não são necessárias no caso de uma Murti ou representação permanente, no fogo purificado pelos rituais e na água. “
MantraYoga Samhita, tema 47

Na foto: um Shaiva Sadhaka, ou seja, um praticante dos Mantras do Senhor Shiva abraçado ao Shiva Linga durante a cerimônia de Vibhuti Abhisheka, o sagrado banho de cinzas.

Um comentário:

Helmut Dempewolf disse...


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