quinta-feira, 23 de março de 2017

O que move a Força Espiritual ?


Antes de seu confronto, descrito no épico Ramayana, tanto o Senhor Rama quanto o Asura Ravana adoraram a Deusa para obter a vitória sobre seu adversário. Entretanto, como em toda guerra, apenas um lado foi o vencedor ...... Quais teriam sido os motivos de Shakti, a Força Espiritual, ter sido mais atraida para um lado do que para outro ?

Essa Força Espiritual foi chamada por diversos nomes entre aqueles que se dedicaram à entender a sua verdadeira natureza - Luz Astral, Grande Agente Mágico, Axé, Alma do Mundo (Anima Mundi) e Azoth estão entre os termos usados. No Hinduismo em geral e nos Tantras em particular estabeleceu-se uma analogia desta Força com a figura feminina, talvez devido ao seu poder de atração, e Ela foi chamada de "Shakti"  a Força Espiritual que "acompanha" todos os Deuses. Essa Força como outras forças descritas pela Física (ex.: a gravidade, eletricidade e magnetismo), opera segundo leis estabelecidas desde o incio do Universo. Shakti, sob sua forma de SiddhiDhatri, Aquela que garante o sucesso, é adorada tanto por Devas quanto por Asuras. Oque difere essas adorações é o conhecimento que leva a correta ação.

Imaginemos a energia elétrica, não podemos declará-la "boa" ou "ruim" em si mas apenas através do uso que é feito dela. Se uma criança enfiar o dedo na tomada ela inevitavelmente levará um choque - não importa se ela é obediente ou se tira notas boas na escola ..... o choque virá. Entretanto, se colocarmos uma lampada na saida de energia teremos luz no ambiente - não importa se a lampada pertence à um erudito ou a um campones ...... ela iluminará.

Da mesma forma Shakti, a Força Espiritual, atua de maneira positiva na vida do devoto se ele estiver atento a natureza desta força e seguir determinados procedimentos. Ter a benção do Guru, recitar o Mantra que lhe foi transmitido e seguir um estilo de vida, ou seja, um Dharma harmonico são passos importantes nesta direção. Nesse assunto o importante é agir de forma correta. As bençãos vem como consequencia da mesma maneira que a semente brota quando é plantada no solo preparado. ;) Jaya Maa !

Nenhum comentário: