terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Ritual - Expressão de Vida Plena



O Ritual – Expressão de uma espiritualidade equilibrada


O que são rituais e por que as pessoas os fariam ?
Para respondermos estas perguntas devemos mergulhar um pouco mais fundo na sabedoria milenar expressa nos Vedas, no Yoga e nos Tantras. Segundo estas tradições o Universo se manifesta através de três atributos básicos que são chamados de Gunas (vide Bhagavad Gita principalmente capítulos XIV e XVII). Esses Gunas são: Sattvas – a vibração em equilíbrio, Rajas – a vibração em mudança e Tamas – a vibração em inércia. Entretanto a Divindade imanifesta é TriGunatmika, ou seja, está além da manifestação destas vibrações. Estar vivo, estar no mundo material junto as pessoas que amamos e que nos relacionamos só é possível devido à atuação destes Gunas.  Não vamos detalhar aqui as características de cada um deles pois o estudante sincero pode estuda-los diretamente na Bhagavad Gita e em outros textos. Mas vamos comentar sobre as forças espirituais, as Shaktis, que atuam à partir destes Gunas.

Os Tantras comentam sobre três Shaktis: Jñana Shakti – aquela com predomínio de Sattvas Guna e que está ligada ao conhecimento; Kriya Shakti – aquela com predomínio de Rajas e que está relacionada à ação e Iccha Shakti – aquela com predomínio de Tamas Guna e que está ligada a vontade. Há um ditado Tantrico que afirma que o próprio Senhor Shiva sem Shakti, sem força espiritual, seria um cadáver (Shava).  शिवश्शक्तिना विना शवः  ŚivaśŚaktinā vinā Śavaḥ   || . Imaginemos o homem ...... sem Shakti não lhe é possível viver em plenitude. Em nossas vidas Jñana Shakti se manifesta como o amor pelo conhecimento, como o carinho em preservar o saber. Kriya Shakti se manifesta pelo ímpeto de realizar, pela coragem de empreender e pelo respeito pelo esforço que constrói aquilo que é lindo. Iccha Shakti se manifesta pela motivação e pela perseverança. Ela é aquela determinação que mantém a chama da vida acesa em nossos corações. Quando se diz que alguém “tem Shakti”, tem força espiritual, nos referirmos à abundancia destas qualidades que garantem uma vida plena e harmoniosa.

Por outro lado, a carência desta força espiritual, destas Shaktis, é a responsável por inúmeras mazelas ao gênero humano. A distância de Jñana Shakti nos dificulta o estudo e a compreensão, sem ela nos tornamos superficiais e levianos. Sem Kriya Shakti as ações se tornam um peso em nossas vidas e vemos dificuldade em tudo, a preguiça se apodera da alma. A distância de Iccha Shakti quebra a vontade e a determinação e o homem cai em depressão sem perceber motivos para viver e celebrar a vida. A presença destas Shaktis em nossas vidas é garantia de realização e nós as evocamos constantemente – ao pegar um livro e estudá-lo reverenciamos Jñana Shakti, ao celebrarmos cada realização prestamos reverência à Kriya Shakti e ao abrirmos os olhos pela manhã e sorrirmos, cheios de planos e esperanças, estamos louvando Iccha Shakti.

Dentre estas Shaktis uma é especialmente relevante – Kriya Shakti, a ação ! Pois é a ação que demonstra a sinceridade de qualquer desejo, é a ação que põe à prova o verdadeiro conhecimento. Sem a ação tudo se torna um mundo de faz-de-conta. Há tradições que afirmam: “Eu vos conhecerei pelos seus frutos !”, ou seja, não pelas suas intenções nem pelas suas palavras tiradas de livros de auto-ajuda mas sim por aquilo que você faz. Só saberemos se a arvore foi devidamente regada durante o ano quando, na estação certa, ela agir – florescer e produzir frutos. Sabemos que os pássaros estão bem alimentados e saudáveis quando, pela manhã, eles agem – eles cantam. Sabemos que o homem está feliz e realizado quando ele age – ele celebra ! Esta celebração é o ritual, é o esforço de tornar cada momento um momento especial e dar sabor, cor e brilho à nossas vidas. O ritual é a celebração da alegria e do privilégio de ser bem sucedido – quem são os pais que, tendo condições, se negariam à celebrar o aniversário de 15 anos de sua linda filha ? Quem não se deleita com este ritual ? Vamos tomar um belo banho e nos perfumar, vamos vestir roupas especiais, vamos preparar pratos dedicados para este evento, falar palavras bonitas que demonstrem nossa homenagem, cantar, dançar e celebrar ...... isso é um ritual !

Da mesma forma que o homem ignorante tende a se afastar dos estudos e o homem fraco tende à se afastar do esforço, o homem sem devoção e sem apreço pela Divindade tende à se afastar dos rituais. Estas fraquezas geradas pela distancia das forças espirituais, das Shaktis, só podem ser curadas pela disciplina (pela Sadhana). O homem sem estudo deve implementar uma rotina de leitura e reflexão para progredir em sua vida, o homem fraco deve treinar com pesos e exercícios para ganhar resistência e força; e o homem sem fé e sem convicções deve fazer os rituais que celebram a Divindade em cada momento de sua vida. São as ações que separam os embusteiros dos homens de verdade, capazes de realizar e mudar o mundo.

A tristeza não se cura com um sorriso falso e dissimulado, beber uma simples taça de vinho nos remete à uma alegria natural e espontânea. Falar do peixe ou da carne nunca matou a fome de ninguém é o seu consumo que nos sacia. Agir ..... abraçar e beijar a pessoa amada é o que torna os nossos dias especiais e não o blá blá blá dos impotentes e desinteressados. Vamos celebrar, fazer nossos rituais e desfrutar do privilégio de poder agradecer à Divindade diariamente.

Que Mãe Kali nos abençoe



Nenhum comentário: