segunda-feira, 19 de setembro de 2016

a Deusa e a sua terra natal


Uma injunção liturgica ou até mesmo um detalhe ritual pode revelar muito sobre a natureza ou "as energias" da forma da Divindade que adoramos. Para reflexão segue uma injunção sobre a adoração à Deusa revelada no Kalika Purana LXIV, 33 - 37.

" A Deusa só pode ser adorada em seu Pitha (local de peregrinação) por um nativo e nunca por um estrangeiro. Somente quando a Deusa é tocada pelas mãos de um nativo Ela não se agita. "
" Se uma pessoa vem de outras terras para o Pitha da Deusa ela deve fazer as adorações conforme as instruções de um adepto que pertence àquelas terras. "
" Se uma pessoa vem de outras terras que não sejam KamaRupa, ela deve adorar a Deusa seguindo as injunções dadas por um adepto daquele Pais e, somente assim, ele obterá o resultado completo (de sua adoração). "
" A Divindade de qualquer Pais ou qualquer Pitha tais quais o Pais de Odra ou de Pañchala ou de qualquer outro deve ser adorada de acordo com as instruções de um adepto daquele Pais. "
" Se, entretanto, a Divindade é adorada de outra forma, além daquela estabelecida (na terra natal), mesmo que sejam oferecidas riquezas abundantes, não seram obtidos os resultados completos. "
Kalika Purana LXIV, 33 - 37


Fica claro que além de sua conexão com os ancestrais e seu culto, a adoração à Deusa também está intimamente ligada ao chão, à terra onde Ela é adorada. Ou seja, a escolha dos frutos e flores para os ritos deve priorizar aqueles que são produzidos no local. A escolha do momento oportuno deve priorizar as condições climáticas do local, se a Deusa era adorada na estação das chuvas no seu local de origem, Ela deve ser também adorada na estação das chuvas nos demais locais onde seu culto se estabelecer.

Se a Deusa de um local é adorada em vestes brancas passar-se-ão séculos, seus nomes mudarão, os costumes mudarão mas Ela continuará à ser adorada vestindo branco ..... O mesmo se Ela recebe romãs ou qualquer outro fruto em sua oferenda ..... O mesmo para todos os demais detalhes rituais.

Nenhum comentário: