quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Vama Kshepa (Bam Dev) e sua Loucura Divina


Vama Kshepa, também conhecido como Bam Dev.

O verdadeiro nome de Vama Kshepa era Vamacharana Chattopadhyaya, “Bam Dev” como era conhecido na área do estado da Bengala onde ele residia. Ele era filho de Sarvananda Chattopadhyaya, neto de Ramananda Chattopadhyaya, nascido numa família Brahmane da aldeia de Atla próxima à TaraPitha no distrito de Birbhum no estado da Bengala Ocidental. Desde seus tempos de menino ele apresentava um comportamento diferente dos meninos de sua idade, uma espécie de “loucura Divina”.

Quando seu pai morreu a família passou à enfrentar uma extrema penúria e motivado pelas condições miseráveis ele buscou um emprego no Templo de Kali da aldeia Muluti. Lá ele trabalharia como auxiliar do Pujari principal. Entretanto ele ficava tão absorvido em seus pensamentos à Mãe Divina que ele não conseguia cumprir suas obrigações. 

Na seqüência ele foi mandado à casa de seu tio materno onde sua tarefa seria cuidar do gado. Entretanto, nos momentos em que ele estava no trabalho ele costumava mergulhar em pensamentos à Krishna cuidando das vacas em Vrindavana. Sua indiferença permitia que as vacas escapassem e causassem danos às plantação vizinhas então seu tio maternal o enviou de volta a sua mãe.

Numa ocasião ele aceitou o emprego de colher flores para a adoração da Deusa Tara de forma que ele pudesse custear sua comida. Porém ele estava em permanente estado de adoração e comtemplação e não conseguia manter sua concentração nas atividades mundanas e teve de deixar o emprego. Foi então chamado para ser cozinheiro no Kachari em Musirdabad. Porém, apesar de estar fisicamente trabalhando lá, sua mente estava sempre junto à Mãe Tara e ele não conseguia realizar suas tarefas. Diante desta situação ele foi orientado a se dirigir ao referido Templo da Deusa Tara em Tara Pitha.
Lá, ele recebeu iniciação Tantrika de um adepto chamado Vajravasi Kailasapati que havia peregrinado à Tara Pitha para realizar suas disciplinas espirituais, suas Sadhanas. Desde então ele se dedicou às disciplinas espirituais do Tantra neste campo crematório. Logo ele formalmente renunciou ao mundo e se tornou um Sannyasin completo.

Shri RamaKrishna foi contemporâneo de Vama Kshepa e numa ocasião quando foi visitá-lo no campo crematório de Tara Pitha mencionou que considerava-o a própria encarnação do Senhor Shiva.

Vama Kshepa deixou alguns discipulos e entre eles estava Yogananda Sarasvati que iniciou Kapalika MahaKala Bhairavananda Sarasvati. Em 2009 comentei com meu Mula Guru Swami Satyananda Sarasvati que a iniciação Tantrica formal era desejada pelo grupo no Brasil e pedi autorização para entrar em contato com os representantes de Kapalika Bhairavananda e traze-los ao Rio de Janeiro para que os ritos necessários fossem realizados. Desta forma entrei formalmente no Kaula Dharma em Setembro de 2010 e é esta a linhagem espiritual que é transmitida no Templo de Kali.

Em Janeiro de 2015 fui em peregrinação à Índia e realizei disiciplinas espirituais no campo crematório de Tara Pitha antes de ir ao Templo de Kamakhya no estado do Assam. Pude  observar o imenso carinho e respeito que Tantrikos de diversas linhagens dedicam á pessoa de Vama Kshepa e a intensa determinação com que os ritos são praticados.

Jaya Vama Kshepa ! Jaya Maa Tara !

Nenhum comentário: